NOVAS INSTALAÇÕES DA SECRETARIA DE CULTURA FORAM ENTREGUES OFICIALMENTE NA SEGUNDA-FEIRA

Divulgado em 14/03/2019 - 19:50 por portoferreirahoje

No final da tarde de segunda-feira (11/03) o prefeito Rômulo Rippa inaugurou de forma oficial as novas instalações da Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, que também abriga a Casa da Cultura Elias dos Santos e a Escola Municipal de Música e Artes.

A Secretaria agora funciona no segundo andar do Vila Rica Magazine, na rua Dona Balbina, 769, esquina com Nelson Pereira Lopes, no Centro.

A mudança foi necessária para garantir segurança aos alunos e professores, uma vez que o prédio da antiga estação ferroviária, no Centro Cultural Fepasa, apresentava problemas e será revitalizado.

Além do prefeito, também estiveram presentes o vereador Alan João Orlando (PSB), que representou a Câmara Municipal; o secretário de Cultura, Régis Radael Berretta; familiares de Elias dos Santos; o ex-prefeito Valdir Bosso, em cujo mandato foi criada a Casa da Cultura; secretários municipais, servidores e convidados.

Atualmente, a Escola Municipal oferece diversos cursos a cerca de 1,4 mil alunos. São eles: teatro, sapateado, ballet, bateria, canto coral, contrabaixo, desenho, fotografia, guitarra/violão, hip-hop, instrumentos de sopro, musicalização infantil, piano, pintura e viola.

“A cultura emancipa, tanto quanto o esporte e a educação. O cidadão que tem acesso à cultura, ele é transformado e sempre para melhor. Através dessas 1.400 vagas nós estamos transformando a vida de 1.400 famílias para melhor. Que nós possamos continuar nessa missão de democratizar o acesso à cultura e transformar de uma vez por todas esta cidade, uma cidade pra todos”, disse o prefeito em seu discurso.

Após o descerramento das placas de inauguração e da biografia de Elias dos Santos, os presentes adentraram ao novo prédio e assistiram a uma apresentação do Coral Municipal.

Elias dos Santos

Patrono da Casa da Cultura de Porto Ferreira, Elias dos Santos nasceu em 29 de julho de 1911 em Santa Rita do Passa Quatro. Veio para Porto Ferreira com 2 anos de idade. Era filho do austríaco Guilherme dos Santos e de Luiza Reatto Comim.

Estudou no então Grupo Escolar de Porto Ferreira. Casou-se com Hercília Ferreira Coutinho, com quem teve os filhos Maria Luiza, Edison e Maria Ignez. Em 1949, casou-se em segundas núpcias com Maria Venância de Oliveira, e teve os filhos José Guilherme, Maria José e Eliana Aparecida.

Com a morte do pai, aos 13 anos, Elias e a mãe passaram a ser responsáveis pela criação dos demais filhos e irmãos mais novos: Antônio, Adelaide, Sebastião e Adélia.

Em 1928, a convite de seu futuro sogro, o maquinista Francisco Ferreira Coutinho, fez teste na então Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e foi aprovado como servente de pedreiro. Em seguida, fez curso profissionalizante em esboços e cálculos, na São Paulo Railway School.

Com este aprendizado, passou a atuar como pedreiro construtor e passou a vistoriar as pontes e galerias de toda a extensão de troncos e dos ramais ferroviários pertencentes à Cia. Paulista.

Realizou posteriormente outros cursos, em Campinas e Rio Claro, também na área de hidráulica das locomotivas e aprendeu a confeccionar estampas com todos os matizes e figuras para aplicação em paredes. Fabricava ferramentas e máquinas manuais para ornamentar e reforçar regadores, baldes e outros utensílios.

Foi promovido a artífice de primeira classe e passou a dar suporte ao abastecimento de água das locomotivas, tanto nas bitolas estreitas ou largas, no tronco e/ou nos ramais.

Após 36 anos de trabalho, aposentou-se em 1964, mas continuou prestando serviços em sua área como autônomo. Faleceu em 30 de agosto de 1991, emprestando posteriormente seu nome à Casa da Cultura, que havia sido criada por lei municipal e inaugurada em 1990, ocupando o prédio do Cine Grêmio.

Foi diretor do Grêmio Ferroviário Ferreirense de 1938 até sua morte. Como presidente, adquiriu em 25 de julho de 1961 o terreno onde se localiza o Cine Grêmio, tendo com seus companheiros de diretoria construído o prédio do cinema, do restaurante Gerola e todo o complexo cultural do Grêmio Ferroviário.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br