MUNICÍPIO ADERE A CAMPANHA DA EPTV E INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

Divulgado em 12/12/2019 - 14:00 por portoferreirahoje

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira está intensificando as ações de combate à dengue. O projeto faz parte da 5ª Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti, mosquito que também transmite o zika vírus e chikungunya. A ação é realizada pela EPTV, emissora afiliada da Rede Globo na região, em parceria com as prefeituras.

Durante esta semana, de 09 a 14/12, os agentes estão realizando as seguintes ações:


  • Reposição de areia grossa nos vasos do cemitério Cristo Rei para eliminação dos potenciais criadouros;

  • Visitas domiciliares e atendimentos a população com orientações e panfletagem;

  • No sábado, dia 14/12, está programada uma ação de comunicação social no Jardim Santa Marta, em toda a extensão da Avenida do Comércio, em frente à Via Anhanguera;

De acordo com dados do último índice, o município mantém-se em situação de alerta, apesar do trabalho continuado da equipe de endemias que realiza visitas ininterruptas eliminando criadouros em residências e retirando grande quantidade de material inservível descartado em terrenos baldios dos bairros.

A colaboração e participação da população na eliminação dos criadouros e descarte correto de materiais em ecopontos e coleta pública é essencial no combate ao mosquito e na redução dos índices de infestação. Essa atitude colabora para a diminuição de mosquitos e consequentemente uma diminuição do número de casos positivos de dengue em períodos de transmissão.

Estamos em período de chuvas e calor intensos. O período de férias chegou e com isso o risco de elevação de mosquitos e transmissão de arboviroses aumenta.

“É nesse momento que devemos atuar de forma intensiva em nossas residências, ficando atentos a qualquer recipiente que possa acumular água em quintais e terrenos, manter piscinas cloradas, as lajes e calhas limpas, vasos de planta furados ou com areia no prato, bebedouros de animais limpos, e não esquecendo da bandeja de geladeira, bebedouros e aquários dentro de casa que merecem atenção redobrada”, concluiu a coordenadora do Controle de Vetores Cláudia Beozzo.

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/