PORTO FERREIRA REPRESENTARÁ A REGIÃO JUNTO AO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Divulgado em 25/02/2020 - 17:00 por portoferreirahoje

A cidade de Porto Ferreira foi escolhida para ajudar o Governo do Estado a montar um grupo de trabalho para ajudar a formular políticas de governança em bibliotecas junto ao SISEB (Sistema Estadual de Bibliotecas), representando a nossa região administrativa formada por 27 cidades.

O representante será o historiador e Chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Ferreira, Vinicius Carlos da Silva, atual gestor da Biblioteca Municipal Prof. Flávio da Silva Oliveira e do Museu Municipal de mesmo nome.

O processo de escolha de candidatos se deu tendo em vista a resposta dos seguintes quesitos: trabalhar e/ou atuar como gestor ou profissional de biblioteca pública do estado de São Paulo; preencher a inscrição online e enviar o currículo do candidato; responder à questão "Por que você gostaria de participar deste grupo?"; e a respeitar a distribuição geográfica dos candidatos para atender todas as regiões do estado. Foram ao todo 22 selecionados representando as 15 regiões administrativas do Estado de São Paulo.

“É muito importante para a cidade de Porto Ferreira ter sido selecionada a participar deste seleto grupo. Representar esse conjunto de cidades, que vai desde municípios maiores como Araraquara e São Carlos, até Trabiju e Borborema, nos ajudará a repensar nossa participação junto a estas cidades e ao Estado. Borborema, por exemplo, também tem buscado regularizar sua situação junto ao SISEM (Sistema Estadual de Museus), o que também realizamos no ano passado. Manter contato contínuo com tais cidades nos ajudará a estabelecer metas e solucionar problemas de maneiras criativas e duradouras.” ressaltou Vinicius.

O objetivo principal do Grupo de Governança é agregar interessados em auxiliar e apoiar a construção e constituição de governança de políticas para o SISEB, fortalecendo e colocando a rede intercidades em prática. Tais medidas serão implementadas ao longo desse ano e dos subsequentes.

 “Logo no mês de janeiro desse ano, já havíamos nos candidatado para receber novos livros do Governo do Estado, para sermos agraciados novamente com o programa Viagem Literária (que esteve em Porto Ferreira por duas vezes ano passado), e ainda para realizarmos na cidade cursos de qualificação para profissionais de biblioteca do município e das cidades vizinhas. Além disso, estamos participando de editais de acessibilidade para a Biblioteca Municipal e atualmente estamos remodelando o espaço da mesma para receber melhor os munícipes. ”, afirmou o Chefe de Seção. 

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/