Novo questionamento sobre cobrança de água é apresentado

Divulgado em 28/05/2020 - 17:30 por portoferreirahoje

Após o vereador Ismael da Silva ter sugerido, na sessão passada, alteração na forma da cobrança de água, durante a sessão de terça-feira (26/05), o presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga Colucci (PSD), apresentou o Requerimento nº 162/2020 solicitando informações a respeito do cálculo para cobrança de tarifa de água e esgoto.

Ao comentar o requerimento, o parlamentar explicou que as contas estão vindo iguais para algumas pessoas. “Nós comentamos aqui na semanapassada, elevamos até o tom eeu acho o seguinte:no verão,o consumo de água é naturalmente maior, mas também sabemos por outro ladoque com crianças dentro de casa, sem aula,e com mais pessoas dentro das residências o consumo de água naturalmentepode aumentar.”

No entanto, Gustavo Braga Colucci disse ter conversado com um munícipe que afirmou estar economizando água e, mesmo assim, sua conta continua igual. “A pessoa que me procuroue mostrou uma conta de água de R$ 200. Achou um absurdo e começou a fazereconomia e continuou vindo R$200. Ela economizou o máximo porque nãotinha dinheiro e acontinuou mandando a cobrança.”

Segundo o presidente da Câmara, a empresaBRKAmbiental justificou que, por conta da pandemia do coronavírus, havia retirado os leituristas da rua. “Mas será que retiraram osleituristas da rua ou demitiram? Porque essas empresas são assim. Será que esses leituristas estãotrabalhando na parte interna ou fazendooutro tipo de serviço ou simplesmenteforam dispensados?”, questionou.

“Nós sabemos que as empresasvêm aqui para arrecadar e eugostaria do apoio dos senhoresvereadores para fazermos essa cobrança. Eu estouperguntando no requerimento como que vãoser ressarcidos. E tem que ainda tomar cuidado coma empresa, para ela não falar que não gastou maise depois querer cobrar mais aindadas pessoas, o que eu acho um absurdo”, concluiu Gustavo Braga Colucci.

O vereador Alessandro Bertazi (Progressistas) também comentou sobre o tema. “Quero parabenizar o presidente da casa pelainiciativa desse requerimento, tendo emvista que realmente é um absurdo o queaempresaBRKvemfazendo”, pontuou.

Algumas pessoas também relataram ao vereador que suas contas estão vindo iguais. “E lá atrás nós tínhamos uma situação deverão, como o senhor mesmo citou no própriorequerimento, e, com certeza,o consumode água é maior do que agora no inverno”, salientou Alessandro Bertazi.

“Não é justo o que aempresa está fazendo, eu quero subscrever odocumento e acho interessante tambémos demais colegas da casa subscreveremporque isso é um absurdo. Infelizmente, empresa vem falhando nessacobrança e eu acho que nós,na condiçãode autoridades aqui do município, temosque cobrar e, se amanhã ou depoistiver que reembolsar algum consumidor por conta disso, quefaça o reembolso ou umacompensação”, finalizou o vereador.

O requerimento foi aprovadopor unanimidade e será encaminhado para a resposta da empresa BRK Ambiental.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira