Atitudes sustentáveis são essenciais durante período de isolamento

Divulgado em 06/08/2020 - 13:00 por portoferreirahoje

Os meses em que parte da população adotou medidas de isolamento para conter o crescimento do contágio pelo Coronavírus acabaram servindo para reforçar a importância da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia.

Comportamentos que vão desde a necessidade do consumo consciente até a forma adequada do descarte de resíduos para não comprometer as redes de esgoto entraram em pauta. Isso porque as boas práticas de higiene e, principalmente, a mudança de hábitos se tornaram fundamentais para ajudar a conter a pandemia.

Apesar de as formas de transmissão ainda serem amplamente estudadas pela comunidade científica, já se sabe que a disseminação da doença ocorre de pessoa para pessoa, seja por meio de contato físico (abraços, aperto de mão ou toque), seja por troca de secreções (tosse, espirro, saliva etc.) ou pelo contato com objetos já contaminados (quando posteriormente, a pessoa leva as mãos ao rosto, especialmente boca, nariz e olhos).

Dentro de casa, a água é a grande responsável por garantir a higienização adequada das pessoas, dos objetos e do ambiente. A prevenção contra o coronavírus tem feito com que as pessoas se tornem mais conscientes com a higiene de suas mãos, mas o ato deve ser levado a sério. Somente uma passadinha de água nas mãos não elimina as bactérias e vírus. É necessário lavar as mãos com sabonete e água e a Organização Mundial da Saúde orienta que o ritual completo dure de 40 a 60 segundos.

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes alerta que é fundamental promover a economia de água por meio do consumo consciente, usando somente o necessário, sem desperdiçar.

Para lavar frequentemente as mãos, por exemplo, não é necessário ficar com a torneira aberta o tempo todo em que faz a higienização com o sabão. E para higienizar bem os alimentos e embalagens, basta uma solução de uma 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água, após a lavagem dos itens com água e sabão neutro. A recomendação é deixar o alimento de molho por 10 minutos.

Mesmo com as ações de flexibilização, boa parte da população permanece sem sair de casa, o que exige cuidados de higiene redobrados e atividades domésticas mais intensas. Porém, além de evitar o desperdício de água, outras atitudes conscientes são muito importantes neste período.

Portanto, atenção extra é necessário, já que a presença das pessoas todo o tempo em casa durante a quarentena, significa também redobrar os cuidados com o descarte de alimentos, lixo ou outros resíduos indevidos.

“Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo de cozinha que em vez de ser reaproveitado foi lançado no ralo. Todos estes resíduos que, em algum momento, foram – erroneamente - destinados para a rede de esgoto podem gerar algum tipo de problema, seja no entupimento das ligações ou das redes, no extravasamento das tubulações e até em retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis”, alerta Rodrigo Dias, Diretor Regional de Operações de Santa Gertrudes.

A empresa informa ainda que o descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto é responsável por entupimentos e vazamentos de esgoto que implicam riscos à saúde e ao bem-estar de todos. “São atitudes conscientes que precisam ser reforçadas na pandemia e que devem ser uma mudança de comportamento” – explica Dias.

Por Nathalai Lopes Comuncação Regional SP