Dengue: Porto Ferreira inicia a nebulização do Jardim e Vila Salgueiro na segunda-feira (12/04)

Divulgado em 10/04/2021 - 11:00 por portoferreirahoje

A partir de segunda-feira (12/04), a equipe de endemias da Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira iniciará a aplicação de inseticida nos imóveis dos 46 quarteirões já finalizados em ações de controle de criadouros. Serão todas as quadras da Vila Salgueiro, Jardim Salgueiro e uma parte do Centro.

A atividade de nebulização portátil é realizada com a finalidade de eliminar os insetos adultos que podem estar contaminados e transmitindo o vírus da dengue, através da picada, à outras pessoas ainda suscetíveis aos vírus circulantes, tipos 1 e 2.

A coordenadora do Controle de Vetores, Cláudia Beozzo pede a colaboração da população para que verifiquem seus imóveis, residenciais ou comerciais, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para mosquitos Aedes Aegypti.

“O inseticida aplicado apenas matará os insetos, não as larvas. Portanto se houver criadouros nos imóveis, a transmissão do vírus continuará através de novos insetos que nascerão nesses criadouros”, alerta Cláudia.

A equipe iniciará o trabalho pelo Jardim e Vila Salgueiro a partir das 8 horas. Os agentes primeiramente passarão nos quarteirões que serão nebulizados avisando os moradores do procedimento.

Após tudo preparado, irão iniciar a aplicação do inseticida, portanto é solicitado que o cidadão aguarde a visita do agente em seu imóvel e siga as orientações contidas no comunicado abaixo, as quais o agente reforçará no ato da visita:

Neste bairro estão ocorrendo vários casos de doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e muitas pessoas estão com sintomas desta doença. É preciso atenção e vigilância de cada um, lembrando que os mosquitos preferem ficar dentro dos cômodos dos imóveis e precisam de recipientes com água para se reproduzir. Uma das medidas para evitar a doença é eliminar os mosquitos adultos usando inseticida. Este procedimento requer cuidado quanto à preparação do imóvel e proteção dos ocupantes, tais como:

MANTENHA ABERTAS:


  • Portas, janelas, vitrôs e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.

GUARDE EM LOCAL FECHADO E/OU MANTENHA COBERTO:


  • Alimentos, água e utensílios de cozinha

  • Roupas limpas ou sujas, secas ou molhadas penduradas no varal;

  • Bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários.

RETIRE E PROTEJA:


  • Roupas de cama, mesa e banho em uso.

RETIRE DO LOCAL OU MANTENHA COBERTO:


  • Automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andador e outros.

IMPORTANTE: Durante a aplicação do inseticida, os ocupantes do imóvel deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém-nascidos e idosos, bem como animais. Só deverão retornar ao imóvel 30 minutos após o término da aplicação do inseticida. Se houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ficar em cômodo com as portas e janelas fechadas, e aí permanecer por 30 minutos após a aplicação. É aconselhável a vedação de frestas das portas e janelas, neste caso.

ATENÇÃO:  O inseticida eliminará apenas os mosquitos adultos que estiverem em seu imóvel no momento da aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, deverá ser mantida uma rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água.

ELIMINE OS MOSQUITOS DE SEU IMÓVEL, NÃO OFEREÇA NOVOS CRIADOUROS.

A Seção de Controle de Vetores ainda trouxe os números atualizados de casos de dengue notificados no município. De quinta-feira da semana passada (01/04) até ontem foram confirmados mais 14 casos.

Assim, já são 100 registros positivos desde o início do ano. Ainda existem outras 54 suspeitas aguardando resultados de exames, sendo 44 ainda referentes ao mês de março.

O mês de março que havíamos informado ter fechado com um total de 52 casos na semana passada, na verdade já possui 64 confirmados, podendo este número aumentar de acordo com os resultados ainda aguardados.

Fevereiro fechou com 33 registros positivos contra apenas 1 em janeiro. A maior parte dos casos confirmados estão no Centro e na Vila Salgueiro.

Além destes, há confirmações de casos em diversos bairros do município, como Vila Nova, Vila Daniel, Porto Novo, Jardim dos Ipês, José Gomes, Recanto Bela Vista, Porto Belo, São Manoel, Estância Porto Alegre, Cristo Redentor, Jardim Independência, Porto Belo.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira