BRK Ambiental leva conscientização sobre uso correto das redes de esgoto para estudantes de PF

Divulgado em 02/08/2021 - 06:11 por portoferreirahoje

BRK Ambiental leva conscientização sobre uso correto das redes de esgoto para estudantes de Porto Ferreira

Por meio de palestras on-line, concessionária orientou 95 pessoas da UNICEP no primeiro semestre de 2021

Com o objetivo de conscientizar a população e orientar sobre o uso correto das redes de esgoto no município de Porto Ferreira, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, retomou neste ano as palestras orientativas para a população.

Devido às restrições da covid-19, as palestras ocorreram de forma on-line e foram destinadas a 95 alunos dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Administração da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira, UNICEP. Além disso, em abril, por meio dos agentes comerciais, a concessionária fez a distribuição de 21.975 folhetos orientativos com dicas sobre medidas que a população pode adotar para evitar obstruções e entupimentos nas redes de esgoto.

Essa ação é importante e reflete diretamente na diminuição de ocorrências de entupimentos na cidade. Em 2020, por exemplo, foram registradas 103 ocorrências desse tipo. Já em 2021, foram 79, ou seja, uma redução de 23,3%.

“As redes coletoras de esgoto foram dimensionadas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos nossos desafios em Porto Ferreira é o descarte irregular de lixo nas redes e em ligações residenciais. Por isso, a importância de realizar uma campanha de conscientização da população em relação ao tema, porque quando ocorre o descarte em ralos e vasos, por exemplo, isso pode resultar em entupimentos, vazamentos e até mesmo provocar o retorno do esgoto ao imóvel”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Porto Ferreira. 

As palestras de conscientização podem ser realizadas em empresas, entidades e instituições de ensino da cidade. Com o tema “Saneamento e dificuldades enfrentadas na coleta do esgoto”, a palestra pode ser apresentada de maneira on-line ou presencial, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde. As instituições interessadas podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.target="_blank">sustentabresp@brkambiental.com.br.>

Lixo na rede de esgoto

 descarte de fios de cabelo, fios dentais, embalagens, cotonetes, absorventes, entre outros objetos no ralo do banheiro pode provocar o entupimento da rede de esgoto e, além de causar vazamentos nas ruas, também pode ocorrer o retorno de esgoto para as residências dos clientes.

Além do descarte do lixo, é importante reforçar sobre a destinação correta do óleo. Isso porque ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento. O correto é destiná-lo para a reciclagem, para que ele possa ser utilizado como matéria prima na produção de sabão, detergente, biocombustível, entre outros produtos.