Jovem, em situação de rua em Porto Ferreira, é enviado para cidade de origem e reencontra família

Divulgado em 21/10/2021 - 00:01 por portoferreirahoje

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Porto Ferreira, que tem por objetivo garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, promoveu a um jovem em situação de rua o reencontro familiar e o retorno ao seu munícipio de origem.

Este jovem foi encontrado em Porto Ferreira em janeiro de 2020. Frente à demanda, a rede socioassistencial e intersetorial de Porto Ferreira atuou para proteção do jovem e localização da família. 

Durante o período de permanência em Porto Ferreira, várias intervenções foram realizadas. Algumas delas: atendimento especializado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); emissão de documentos pessoais; consultas médicas; atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps); avaliação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); resgate da história e identidade do jovem supracitado; preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais.

As articulações para localização e identificação familiar foi realizada pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Secretaria de Saúde de Porto Ferreira; Suas de Olindina (BA) e de Sátiro Dias (BA). O reencontro familiar contou com a presença da coordenadora de Proteção Social Especial (PSE) de Olindina e a mãe do jovem. Na oportunidade, recebeu-se a informação de que há 10 anos a mãe não recebia notícias do filho e que já era dado como morto.

A chefe da Proteção Social Especial (PSE), assistente social Alba Assis, que atuou na articulação entre os munícipios e acompanhou o jovem na viagem de retorno à sua cidade natal, declarou: “Vivenciar esse momento foi emocionante, ficará marcado na minha história de vida e profissional. Sem contar que cada vez mais me certifico que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema necessário e que fomenta o trabalho constante de garantia de direitos”.

A secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Mileni Arantes, completou: “O trabalho em rede foi fundamental, nos esforçamos para assegurar atendimentos e ações que possibilitassem a reconstrução e fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares na perspectiva de oportunizar a construção de novos projetos de vida para esse jovem. Sinto-me privilegiada em fazer parte desse momento do Sistema Único de Assistência Social em Porto Ferreira”.

Veja vídeo do reencoontro acessando esse link.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira