Rômulo Rippa, prefeito de Porto Ferreira, entrega obra da nova ponte sobre o córrego Santa Rosa

Divulgado em 25/10/2021 - 13:00 por portoferreirahoje

“Mais um 24 de outubro para entrar para a história de Porto Ferreira”, disse o prefeito Rômulo Rippa em certo momento de seu discurso. Ao usar a palavra na cerimônia de entrega da nova ponte sobre o córrego Santa Rosa e anel viário ligando à avenida Mariano Procópio, na manhã deste domingo (24/10), o chefe do Executivo ferreirense associou os eventos de 24 de outubro de 1930 e 2021 como frutos da “vontade popular”.

Em 1930, a revolução liderada por Getúlio Vargas depôs o então presidente Washington Luís, que dava nome à principal avenida de Porto Ferreira. Naquela noite de 24 de outubro, moradores retiraram as placas com o nome do mandatário deposto e passaram a denominar a via pública como Avenida 24 de Outubro, o que permaneceu por décadas, até o falecimento do engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, que agora empresa seu nome ao logradouro.

Em 2021, o prefeito Rômulo Rippa lembrou que a nova ponte sobre o córrego Santa Rosa também só aconteceu pela vontade da população. Lembrou a disputa que ocorrera anos antes, que dividia moradores dos dois lados do empreendimento. Mas, com a participação da sociedade e união dos atores políticos, finalmente, após décadas, a cidade ganha uma nova ligação sobre o córrego, unindo as regiões Leste e Sudeste/Central de forma muito mais rápida. No lado Leste a ponte se liga ao Jardim Santa Luzia, pela avenida Alberto Suzigan. Do outro lado, o novo acesso faz a ligação com a avenida Mariano Procópio, no Recreio Aeroporto.

“Este é o maior investimento público em mobilidade urbana já feito em nossa cidade. Uma ponte que, além diminuir distâncias e unir nossa população, também promove o progresso e desenvolvimento urbano ferreirense. Mais uma vez registro meus agradecimentos a nossa equipe pelo comprometimento e determinação na execução desta magnífica obra, a Câmara Municipal pelo apoio e participação no processo de aprovação do pacote de investimentos que permitiu mais essa realização, e ao povo ferreirense pela confiança e honra de trabalharmos juntos em prol de nossa terra”, disse Rippa.

Projeto de novo parque na região foi apresentado

Ainda durante seu discurso, o prefeito mostrou aos presentes o projeto de um parque a ser construído na grande área lateral à rotatória que dá acesso à ponte, com vários equipamentos de lazer e esporte, como pistas de caminhada e skate, quadras de beach tennis, vôlei de areia, poliesportiva, minicampo de futebol, academia do idoso e portador de necessidades especiais e playground.

Cerimônia

Nem mesmo a chuva fraca que caiu na manhã de domingo impediu que a solenidade registrasse uma grande presença de público, como há muito não se via em eventos assim, que foi se acomodando embaixo de duas tendas e nas imediações.

No palco ali montado, foram convidadas as seguintes autoridades: o prefeito Rômulo Rippa e a primeira-dama Bianca, presidente do Fundo Social de Solidariedade; o vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo e sua esposa Paula; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alan João Orlando; os vereadores Luciane Lourenço, Priscila Franco de Oliveira, Élcio Arruda, João Lázaro Batista, Marcelo Ozelin e Renato Rosa; os secretários Rodrigo Louzada (Obras e Desenvolvimento Urbano), Miguel Bragioni (Meio Ambiente e Zeladoria) e coronel Valdemir Guimarães Dias (Segurança e Mobilidade Urbana).

Também foi registrada a presença de ex-vereadores da legislatura anterior que foram responsáveis pela aprovação do pacote de investimentos, sendo eles: Gustavo Braga Coluci, Gideon dos Santos, Alessandro Rossi Bertazzi (Dentinho), Francisco Donizeti Pereira (Kiko Mecânico) e Eduardo Alexandre Moreira da Silva (cabo Eduardo Pitbull). E ainda dos membros do Rotary Club local, que “adotaram” a rotatória que fica ao lado da ponte.

Após os discursos, foi descerrada a placa e a fita inaugurais. Os presentes aproveitaram para percorrer a pé todo o trajeto da ponte. E, logo em seguida, sob o comando do secretário Miguel Bragioni, foi feito o plantio de 500 mudas dentro do projeto Mil Mudas em Um Minuto – o restante será plantada por toda a cidade.

Mesmo com o terreno encharcado pelas chuvas que caíram desde a madrugada, muita gente cumpriu a proposta da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria, colocando sua muda ao longo das duas margens da pista que dá acesso à nova ponte.

Para finalizar a solenidade, foi ainda descerrada a placa que denomina a Rotatória Rotary Club de Porto Ferreira, com a presença do presidente do clube de serviços, Miguel Bragioni, do governador-assistente Paulo Fávaro e demais rotarianos presentes.

Veja fotos do evento acessando:

1- https://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2021/10/24/inauguracao-da-nova-ponte-do-corrego-santa-rosa-parte-01/

2- https://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2021/10/24/inauguracao-da-nova-ponte-do-corrego-santa-rosa-parte-02/

3- https://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2021/10/24/inauguracao-da-nova-ponte-do-corrego-santa-rosa-parte-03/

4- https://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2021/10/24/inauguracao-da-nova-ponte-do-corrego-santa-rosa-parte-04/

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira