Economia: PIB do Brasil surpreende e cresce 1,9% no primeiro trimestre de 2023

Divulgado em 01/06/2023 - 13:00 por portoferreirahoje***

Com o impulso da safra agrícola, a economia brasileira surpreendeu analistas e registrou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre de 2023, na comparação com o quarto trimestre de 2022. A variação de 1,9% ficou acima das estimativas do mercado financeiro. Na mediana, analistas consultados pela agência Bloomberg esperavam alta de 1,3%.

Segundo o IBGE, o crescimento do PIB de janeiro a março foi puxado pela alta de 21,6% na agropecuária, que tem peso de aproximadamente 8% na economia do país, em torno de 80% da alta de 1,9% do PIB veio da agropecuária. Já o setor de serviços, o principal do PIB, teve avanço de 0,6% no primeiro trimestre. A indústria, por sua vez, ficou estagnada, com leve variação negativa de 0,1%.

O PIB positivo do primeiro trimestre, contudo, não afastou as projeções de desaceleração da atividade econômica ao longo deste ano. Um dos fatores por trás dessa avaliação é o nível dos juros no Brasil. Além disso, o efeito da agropecuária tende a ficar mais concentrado no início do ano.

* Confira na imagem do topo da reportagem o o crescimento do PIB de diversos países no 1º trimestre de 2023

** Veja mais sobre o assunto acessando esse link e mais esse link

***Fonte: www1.folha.uol.com.br