Eu, Luiz Antonio de Moraes, o Maguila, Vereador, venho a público fazer os seguintes esclarecimentos.
Nos últimos dias tenho sido alvo de grupos políticos, que incomodados com meu trabalho como vereador, têm feito uma série de ataques mentirosos, dizendo que eu sou contra a construção da ponte sobre o rio Santa Rosa, ou que, a ponte não vai sair porque eu não quero.
Mentira!
Sempre fui a favor da construção da ponte, pois sei da necessidade, e da importância que essa obra representa para a nossa população, uma vez que, a interligação entre essas importantes regiões da cidade, além de garantir aos moradores um melhor deslocamento para suas atividades profissionais, educacionais e de esportes e lazer, desafoga o trânsito em diversos pontos do município, sobretudo, nas Avenidas Nicolau Bruno e Rudolf Streit. Sem contar, o quanto essa benfeitoria irá proporcionar em agilidade nos atendimentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Prova disso, é que desde o meu primeiro mandato como vereador, mais precisamente a partir do ano de 2003, insistentemente e de forma ininterrupta em todo esse tempo, venho apresentando indicações e requerimentos pedindo a realização desta obra. Fiz isso nas gestões dos ex-prefeitos André Braga e Maurício Rasi, e agora na gestão da prefeita Renata Braga. Também levei essa importante reivindicação aos deputados do meu partido, na busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal para a concretização deste sonho.
No ano passado e neste ano, participei de audiências públicas do governo do estado, onde registrei pedidos solicitando a inclusão de verba no orçamento estadual, para construção da referida ponte.
Então, diante de tanto esforço e empenho, como posso ser acusado de ser contra a ponte?
Coincidentemente essas mentiras aparecem às vésperas do período eleitoral. No entanto, não vou me curvar diante dos mentirosos e daqueles que querem o poder a qualquer preço, pois, tenho um compromisso com a sociedade ferreirense que é de trabalhar sempre pautado na verdade e, sobretudo dentro da legalidade.
Verba para ponte não existe e passagem será de 6,6 metros de largura.
Passados 3 anos e meio do mandato, e faltando apenas 3 meses para as eleições, a Prefeita divulga que conseguiu a 1ª etapa da ponte. No entanto, o orçamento total da obra é 3 a 4 milhões, e o recurso que, talvez, seja liberado pelo Governo do Estado é de 649 mil reais, mas a verba não veio e não sabemos se virá ainda este ano.
Além disto, o projeto prevê uma ponte com largura de apenas 6,6 metros para passagem de veículos em dupla direção, o que pode ser muito estreito tornando perigosa esta passagem, e também existem irregularidades no projeto.
O contrato assinado com o Estado prevê o repasse de 649 mil reais, e esta verba deverá ser usada segundo a Cláusula Primeira do contrato, para escavação e compactação de aterro, taxas, estacas, apenas de um lado da referida ponte e mais nada. O contrato também prevê que o restante do custo total da obra deverá ser completado com recursos financeiros próprios, (ou seja, o governo do estado não se compromete em colocar mais nenhum centavo nesta obra. E de onde virá o dinheiro para fazer a ponte?)
Nos anos de 2006 e 2007 foi elaborado o Plano Diretor do Município pela Prefeitura Municipal, discutido pelo COMPUR – Conselho Municipal de Políticas Urbanas em audiências públicas, inclusive prevendo a construção desta ponte.
O Plano Diretor foi aprovado e transformou-se na Lei Complementar 74/2007, que prevê no art. 83 a referida ponte ligando os bairros Santa Rosa com Porto Seguro.
Depois da aprovação do Plano Diretor, em 2007, ocorreram duas novas audiências públicas (2013 e 2016) e a Prefeitura nunca solicitou a mudança de local desta ponte.
Prefeita Renata Braga afirma que ponte será no bairro Santa Rosa.
O Plano de Governo de 2012 da Prefeita Renata Braga prevê: “Construção da ponte sobre o rio Santa Rosa, interligando os bairros José Gomes, Porto Seguro, Porto Novo aos bairros Santa Rosa 1 e 2, facilitando também o acesso ao centro da cidade”.
Em matérias oficiais, há registros de pedido de verba federal da própria Prefeita para construção da referida ponte para ligação dos bairros Santa Rosa com Porto Seguro, inclusive com foto da Prefeita no local da ponte no bairro Porto Seguro. Existem ainda, documentos assinados pela Prefeita e por um Diretor da Prefeitura, que afirmam a ponte no bairro Santa Rosa. É a própria Prefeita Renata Braga afirmando que a ponte é no Santa Rosa, não tem nada a ver comigo.
Opinião
Como vereador, não posso pactuar com uma obra ilegal, que não atende o Plano Diretor, e que não tem verba disponível. Isso me parece apenas um apelo eleitoral desesperado para dizer que cumpriu uma promessa de campanha de 2012. Não sou contra a ponte como já esclareci acima, apenas tenho a obrigação de que seja feita de forma legal. Sou totalmente a favor da ponte, entendo ser necessária e que o município deve realmente buscar recursos para construí-la, porem a população não pode ser mais uma vez enganada com promessa de campanha.
Fico a disposição para discutir pessoalmente na Câmara Municipal ou em reunião no seu bairro, é só agendar. Vejam documentos dispostos no site com atenção.