No dia 19 de setembro de 1880 nascia em Santa Rita do Passa Quatro um dos maiores músicos do Brasil, compositor da música brasileira mais executada do mundo. Estamos falando de José Gome de Abreu, ou simplesmente Zequinha de Abreu, e sua obra mais importante, o choro “Tico-tico no Fubá”.
Para comemorar a data e prestar uma justa homenagem ao compositor, há mais de meio século é promovido no município o Festival Zequinha de Abreu, que em 2018 chega a sua 57ª edição.
Com um mês inteiro de programação variada, o evento terá um momento especial na semana de aniversário do compositor, com atrações todos os dias, a partir deste domingo (16/9).
Os shows gratuitos acontecem a partir das 20 horas, na Praça Poeta Mario Mattoso, todas as noite, até a sexta-feira (21/9). Sábado e domingo (22 e 23/9) serão dedicados às bandas de fanfarras, em sequência à programação que segue até o fim do mês.
AS ATRAÇÕES
O chorinho será o destaque da semana, começando com show do Quarteto Pizindim. Formado com violão de sete cordas, cavaquinho, bandolim e pandeiro, o grupo apresenta um repertório que abrange desde clássicos do choro até músicas autorais.
Na segunda-feira (17/9), os Filhos da Terra estarão no pátio da Estação, com repertório variado e, claro, obras de Zequinha de Abreu.
O grupo Retrato Brasileiro vem de São Paulo, para o show na noite de terça-feira (18/9). Com vibrafone, baixo acústico e guitarra, em sua formação inusitada, o trio surgiu com a proposta de pesquisar e redescobrir a obra de diversos segmentos da música brasileira.
A quarta-feira (19/9) é a data do aniversário de Zequinha de Abreu e a programação começa logo de manhã, com homenagem no busto do compositor, na praça que leva o seu nome, a partir das 9 horas. A noite é a vez da Banda Zequinha de Abreu e Coral Professor Octávio Bueno de Camargo se apresentarem de volta à praça Mário Mattoso.
A programação segue com o show Cordas Brasileiras, com o duo de violas Letícia Leal e Caio de Souza, acompanhados do violonista Gustavo Costa, na quinta-feira (20/9).
O Projeto Choro da Casa, com o show Toca Zequinha de Abreu, é atração da sexta-feira (21/9), ambos na Praça Mário Mattoso, às 20 horas.
Fonte: www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br