Após um período de 105 dias sem notificações de casos positivos de dengue, Porto Ferreira voltou a ter a confirmação de um caso no final do mês de novembro.
A confirmação, por meio de exames laboratorias, deu-se na última sexta-feira (18/12).
A Seção de Controle de Vetores, vinculada à Secretaria de Saúde do município de Porto Ferreira, tem realizado trabalho de intensificação das vistorias nos imóveis dos bairros com maior número de notificações e casos positivos de dengue no primeiro semestre de 2020, sendo eles Porto Bello, Centro, Alto do Serra D’água, Lagoa Serena, realizando o controle de criadouros em imóveis e terrenos baldios.
A equipe de agentes de controle de endemias tem atuado nos imóveis, com a finalidade de identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, orientar a população sobre os cuidados de prevenção e sobre a importância de ficar atento quanto aos sintomas das doenças.
A pessoa deve procurar atendimento médico caso apresente sintomas como febre alta, dores no corpo, no fundo dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dores nas juntas, entre outros.
A atuação dos agentes de endemias no controle das arboviroses é imediata às notificações dos casos suspeitos e, após a confirmação dos casos pelos exames, há o retorno da equipe aos imóveis para intensificação das ações de contenção das transmissões.
NÚMEROS ATUALIZADOS (ano 2020)
Dengue:
Total notificado: 402.
Positivos: 104 (janeiro a agosto).
Positivo: 1 (novembro).
Obs: O município não tinha casos positivos de dengue desde 10/08.
Negativos: 295.
Aguardando resultados: 2.
Chikungunya:
Total notificado: 4.
Negativo: 3.
Aguardando resultado: 1.
Zika:
Total notificado: 1.
Negativo: 1.