A BRK, concessionária responsável por serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realizou em setembro, palestras para estudantes do município com o objetivo de orientar e conscientizar sobre os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade. No mês, foram 20 ações para um público de mais de 600 estudantes. As atividades ocorreram por meio do programa de educação ambiental chamado “Olho Vivo”, que busca incentivar os ferreirenses a realizarem o descarte adequado do óleo de cozinha usado, um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto, e do Portas Abertas, programa de visitação à Estação de Tratamento de Água da cidade.
Olho Vivo
O óleo de cozinha, ao ser despejado irregularmente em pias, tanques ou vasos sanitários, fica retido em forma de gordura nas tubulações, causando sérios problemas. Isso porque o sistema público de esgotamento sanitário de uma cidade é dimensionado e construído com objetivo de coletar, afastar e tratar, exclusivamente, os esgotos domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.). O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente e pode causar o entupimento das redes.
“O objetivo é conscientizar os alunos quanto aos principais problemas causados pelo descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto, entre eles o extravasamento de esgoto, tendo como possível consequência o retorno para dentro dos imóveis”, explica Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK.
Com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel. As palestras desse programa, orientam à população para o descarte do resíduo nos pontos de coleta do município.
Portas Abertas
Além disso, ainda no mês de setembro, alunos do 5° ano das escolas: EMEF CAIC e EMEF Professor Agostinho Garcia visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade por meio do programa Portas Abertas.
Na visita, que tem duração de cerca de uma hora e meia, os participantes assistem a uma palestra sobre os processos de captação, tratamento e distribuição de água, além de informações sobre a coleta e o tratamento de esgoto. Posteriormente, eles seguem para a Estação de Tratamento de Água, onde observam de perto como ocorrem as etapas dos procedimentos técnicos para levar água de qualidade até a torneira dos mais de 56 mil ferreirenses. Para os estudantes, o programa possibilita a oportunidade de conhecer na prática os temas desenvolvidos em sala de aula sobre saneamento.
Agendamento de palestras
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br. As atividades são disponibilizadas de forma presencial e on-line. Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.