Destaques na Revista Terra da Gente também estão em Porto Ferreira

Divulgado em 29/05/2010 - 06:59 por Biól. Ernesto Pedro Dickfeldt

A Revista Terra da Gente, importante veículo de comunicação com ideal conservacionista traz na revista n° 73, de Maio de 2010, matérias com destaque para duas espécies nativas que também ocorrem em Porto Ferreira e região.

A primeira matéria, cujo título é CAÇADORA DE INSETOS, refere-se à ave cuja foto está na capa da revista.

Popularmente conhecida como Ariramba ou também Bico-de-agulha-de-rabo-vermelho, cujo nome científico é Galbula ruficauda, é citada nos levantamentos de aves feitos por ornitólogos na região de Porto Ferreira.

Até mesmo aqui no perímetro urbano, no Parque Municipal Henriqueta Libertucci, a Ariramba foi avistada.

Apesar de sua semelhança com os beija-flores, pela forma do bico e cores metálicas, esta bela espécie pertence à família Galbulídae, e se alimenta principalmente de borboletas e libélulas.

A outra matéria cujo título é: “PERFUME EM ÁRVORE’. O breu-branco, árvore que dá casa, transporte e remédio para índios e caboclos amazônicos, chega aos grandes centros em forma de fragrâncias com cheiro de floresta, se refere às utilidades das espécies do gênero Protium.

A espécie Protium heptaphyllum, aqui na região é popularmente conhecida como almecegueira e pode ser encontrada nos fragmentos de vegetação natural, principalmente nas áreas ciliares e cerradão. Esta espécie vegetal foi estudada e várias propriedades medicinais foram comprovadas.

O extrato de sua resina também está sendo utilizado na indústria de perfumes.

Num trecho do artigo da revista cita: O gerente de Tecnologia de Óleos Essenciais na Natura, Sergio Gallucci, diz que o óleo do breu-branco foi fundamental para se chegar a uma fragrância inédita na perfumaria mundial: “O extrato do breu-branco possui características únicas, que trazem a riqueza de notas resinosas e canforadas que resgatam o frescor da floresta”.

A pesquisadora paraense Maria das graças Zoghbi, explica que a extração da resina não coloca em risco a espécie, e que o maior risco é a exploração madeireira sem um plano de manejo florestal.

Crédito da foto Galbula ruficauda: pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Galbula_rufica...

Crédito da foto Protium heptaphyllum :flickr.com/photos/40568776@N00/124406509