Bacupari, promissor na produção de novos medicamentos

Divulgado em 15/08/2010 - 14:13 por Ernesto Pedro Dickfeldt

O professor Flávio da Silva Oliveira, idealizador do Museu Histórico e Pedagógico prof. Lourenço Filho, fez muito mais que reunir objetos, fotografias e documentos para o nosso Museu Municipal. Também foi responsável pelo plantio de diversas espécies interessantes no jardim ao redor do Museu, ainda no início da década de 80.

Uma destas espécies é o bacupari (Garcinia gardneriana), objeto de vários estudos que revelaram a presença de substâncias promissoras para serem utilizadas na medicina.

Um pedido de registro de patente já foi solicitado pela Universidade Federal de Lavras com outros interessados junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O medicamento composto das substâncias: gutiferona A e 7-epiclusianona, presentes no bacupari, poderá ser utilizado para a prevenção e/ou tratamento de doenças cancerosas, principalmente as metastáticas, e da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).

Outra pesquisa mais recente foi desenvolvida pelos pesquisadores da ESALQ e da UNICAMP- Faculdade de Odontologia de Piracicaba revelou outra propriedade da 7-epiclusianona. Ela é eficiente no combate às bactérias presentes na placa bacteriana, o que indica seu grande potencial para sua utilização em enxaguantes bucais.

Esta substância encontrada no fruto do bacupari é tão eficiente como a clorexidina, o antibiótico mais forte utilizado pelos dentistas.

A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina, é que a primeira substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

No entanto, após as constatações positivas, ainda leva um longo tempo para o produto chegar ao mercado, pois passa pela fase de desenvolvimento, realização de testes e aprovação junto aos órgãos competentes.

Aos interessados em plantar o Bacupari, algumas vantagens: árvore é ornamental, de fácil cultivo, médio porte, produz abundantemente deliciosos frutos com a vantagem de promover a saúde para nosso organismo.

Sementes coletadas no Museu Municipal de Porto Ferreira, já foram destinadas ao viveiro de produção de mudas da Casa do Abrigo de Porto Ferreira.

As mudas estão em fase de formação e em breve estarão disponíveis para comercialização.

Fontes:

· Agencia USP de noticias - Extrato de fruta amazônica mata bactérias que causam cárie – Disponível em: www.usp.br/agen/?p=1331

· Folha de São Paulo – Caderno Equilíbrio pg. 12 - Fruta amazônica pode ser eficaz contra cáries. – 10 de Setembro de 2009.

· Revista da Propriedade Industrial n.2062 13 de julho de 2010 Disponível em: revista.inpi.gov.br/INPI UPLOAD/Revistas/PATENTES1990.pdf