Parceria com o Hospital do Câncer de Barretos avança mais uma etapa

Divulgado em 28/08/2010 - 13:38 por Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal

Esta semana o coordenador do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII - O Hospital do Amor), Marcelo P. Almeida, se reuniu novamente com o prefeito Maurício Rasi, o vice Saldanha Leivas Cougo, o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Wilder Bertonha, e o enfermeiro Wander Bonelli, para definição de novos detalhes do projeto que pretende implantar em Porto Ferreira um sistema de atendimento oncológico em parceria com aquela instituição.

O encontro serviu para colher dados do município e reconhecimento da unidade móvel para implantação da primeira etapa da parceria, visando ações conjuntas na prevenção do câncer de colo de útero.

“Após identificadas as nossas unidades de saúde, em breve estaremos recebendo os materiais necessários para iniciarmos as ações junto à nossa população, realizando o exame preventivo do câncer do colo do útero – conhecido popularmente como a exame de Papanicolau”, comentou Wilder Bertonha, diretor de Saúde do município.

“O Hospital de Câncer de Barretos, referência nacional no diagnóstico e tratamento do câncer, vai contribuir e apoiar o Departamento de Saúde de nosso município no combate, capacitação técnica dos profissionais envolvidos (médicos e equipe de enfermagem), desde a coleta do exame até analise do material colido, a fim de garantir a eficácia dos resultados”, comentou o prefeito Maurício Rasi, ressaltando ainda a participação do vice Saldanha neste projeto de sucesso.

Num primeiro momento será criado um fluxo de atendimento, principalmente com a Unidade Móvel, que atenderá a população nos bairros, na busca de padronização de ações de saúde, preconizando a atenção básica na prevenção de doenças, almejando nos próximos meses iniciar a segunda etapa e, assim, completar os itens desta sólida parceria.