Sucesso na campanha de doação de sangue

Divulgado em 25/11/2010 - 17:19 por Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal

No último sábado (20/11) aconteceu a Campanha de Doação de Sangue na Central de Especialidades Médicas e Imagem Dr. Américo Montenegro. Instituída no município a Semana Nacional de Doação de Sangue, de 18 a 25 de novembro, por meio da lei municipal de autoria do vereador Élcio Arruda (PPS), o Departamento Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Promoção Social, Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e Lions Clube de Porto Ferreira Augustin Soliva, mobilizou e sensibilizou a comunidade sobre a importância de auxiliar ao próximo por intermédio da doação de sangue, com o lema “Para você é uma gota. Para o outro é a vida”.

A campanha foi um sucesso. Dezenas de pessoas compareceram para “salvar uma vida.” Este foi o resultado de um simples gesto de solidariedade: a doação de sangue. Quem doou sabe a importância deste ato. Neste dia, estiveram presentes o vice-prefeito e médico Saldanha Leivas Cougo, o diretor do Departamento de Saúde, Wilder Bertonha, o vereador Marcelo Nery (PR) e a presidente do Lions Clube de Porto Ferreira, Malu Dória e Albuquerque, prestigiando o evento e parabenizando todos os doadores pelo gesto.

Para o diretor Wilder Bertonha o sucesso da campanha reflete a mudança de consciência da população na última década. Segundo ele, a doação era vista como um tabu, principalmente por conta da suposta transmissão de doenças infectocontagiosas. “Agora, com a ampla divulgação de informações, as pessoas aderem mais a campanhas como essas. Toda a equipe se engaja nessa iniciativa e envolve seus profissionais para sedimentar o imenso valor da campanha de doação de sangue”, conclui.

O vice-prefeito Saldanha descreveu a ação como um dos maiores gestos de solidariedade. “Uma iniciativa como esta é de fundamental importância. É um ato de cidadania e respeito aos demais. Para nós, a intensa participação popular e de todos os envolvidos que foram responsáveis pela realização do evento só pode ser vista como motivo de orgulho e alegria”, disse.

A partir de agora, a Campanha de Doação de Sangue no município será realizada anualmente. Quanto mais doadores, mais vidas podem ser salvas. Afinal, “quem doa, salva vidas!”