Porquê conhecer o Parque Estadual de Porto Ferreira

Divulgado em 21/02/2011 - 09:02 por João Paulo Mariano Godinho

Você sabe que 2011 é o Ano Internacional das Florestas? Pois bem, em uma Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) através da Resolução A/RES/61/93 2011 foi declarado como o Ano Internacional das Florestas com objetivo de apoiar atividades que promovam o manejo sustentável, a conservação e o desenvolvimento das florestas em todo o mundo, além da conscientização do papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

O Ano Internacional das Florestas auxiliará a mobilização da comunidade mundial a se juntar e trabalhar com governos, organizações internacionais e grupos civis para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável para as gerações atuais e futuras.

E, você sabe que na sua cidade existe um dos mais belos remanescentes de floresta nativa? O Parque Estadual de Porto Ferreira, criado em 1962, com uma área total de 611,55 hectares, é um dos últimos refúgios da biodiversidade de toda região, um motivo de orgulho para nós.

No Parque existem dois tipos de biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica, que é representada pela Floresta Estacional Semidecídua. A presença da vegetação destes dois importantes biomas faz com que a área tenha uma característica singular, pois nesse espaço de transição são encontradas espécies de ambas as comunidades, bem como únicas reunidas num mesmo local.

Dessa forma, esta área é muito rica em diversidade. Até hoje foram encontradas mais de 350 espécies de árvores, 35 de orquídeas, 190 de aves e 39 de mamíferos, mas estes números são inferiores ao número real de espécies, pois trabalhos recentes, ainda não publicados, revelam que a biodiversidade é maior.

Para o público visitante, o principal atrativo atualmente é a Trilha das Árvores Gigantes, onde poderão ser vistos, além de outras espécies, os centenários jequitibás-rosa, com mais de 45 metros de altura, que impressionam com sua beleza e grandiosidade. Esta trilha tem 3.500 metros de extensão. O percurso inicia-se na área de vegetação do Cerrado, adentra a Floresta e chega ao Ribeirão dos Patos, onde encontramos uma bela corredeira e a mata ciliar preservada.

Outras trilhas estão em fase de preparação e em breve serão abertas.

Temos, então, um motivo a mais para valorizar, proteger e divulgar sua importância, sabendo que esta área é estratégica para a conservação da biodiversidade regional.

Segmentos organizados da sociedade também devem valorizar e contribuir para a conservação deste patrimônio natural garantindo a preservação de sua beleza cênica e ecológica, reconhecendo o Parque como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida da população, com seus serviços ambientais.

Por isso, conheça o Parque Estadual de Porto Ferreira!

João Paulo Mariano Godinho
Estudante do curso de Ecologia na UNESP de Rio Claro
godinho.joao@yahoo.com.br

Crédito das fotos:
João Paulo Ferrari de Oliveira
Elton Tognoli Vidal Madalena