Trânsito - Curiosidade sobre "Mão Inglesa"

Divulgado em 22/10/2011 - 06:30 por Manuel Pereira

A mão inglesa teve origem na era medieval onde os cavalos eram atrelados às carruagens que circulavam à esquerda para manter livre a mão direita do cavaleiro. Como a maioria dos cocheiros era destra e empunhava a espada com a mão direita para lutar, logo sentavam à direita. No século XIX, Napoleão inverteu as mãos por dois motivos: porque era canhoto e queria identificar o inimigo à distância.

Como os ingleses sempre foram inimigos declarados dos franceses, os países pertencentes à Inglaterra por questão de honra permaneceram naquilo que pra nós é contramão, mas, outros países como o Brasil, adotaram a mão francesa que se tornou mundial.

Atualmente, todo o Reino Unido, Índia, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Japão estão entre algumas nações de todos os continentes que mantêm a mão inglesa.

Você Sabia?

Que transitar pela contramão de direção em vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação é uma Infração: gravíssima – 7 pontos na habilitação e R$ 191,54 (Art.186 II) do CTB.