Foz realizou 560 desentupimentos na rede de esgoto em 2013

Divulgado em 20/09/2013 - 11:34 por portoferreirahoje

Óleo de cozinha, papel higiênico e cabelo são os principais causadores de entupimentos
Confundir lixo com esgoto é comum entre boa parte da população. Esclarecer este assunto tem sido um dos desafios da Foz unidade de Porto Ferreira. Desde o inicio da concessão a Foz vem buscando, através de palestras e matérias, deixar claro o que pode e o que não se deve lançar na rede de esgoto. Essas ações têm apresentado bons resultados, mas ainda falta muito para que possamos obter resultados satisfatórios na operação das redes de esgoto.
O esgoto é formado por toda a água suja já utilizada na cozinha, chuveiro, vasos sanitários e área de serviço. O depósito de objetos como papel higiênico, cabelos, absorventes, preservativos, restos de comida e óleo de cozinha, facilita o entupimento da rede, atrai insetos, alem de prejudicar o Meio Ambiente.
Este ano a Foz já realizou 560 desentupimentos na rede de esgoto, aproximadamente 60 desentupimentos mensais, onde em sua grande maioria é ocasionado pelo descarte incorreto de óleo de cozinha, papel higiênico e cabelo na rede.
O entupimento da rede de esgoto é uma situação muito desagradável, pois o esgoto pode retornar pelo ralo ou pia das residências, principalmente das que ficam na parte mais baixa da rua.
Muitos acham que o papel higiênico quando lançado no vaso sanitário não causa problemas na rede de esgoto, mas ele esta entre os principais causadores de entupimentos. Isso acontece porque ao contrário de outros países, o papel higiênico produzido no Brasil não tem a conformação química necessária para sua completa diluição na água.
“Rede de esgoto não é lugar de lixo” - esse é o título da cartilha lançada pela Foz com o objetivo de mostrar que o bom funcionamento do sistema de esgoto depende de todos. A cartilha salienta as atitudes domésticas que o cidadão deve incluir em sua rotina para evitar o acúmulo de lixo e o entupimento da rede de esgoto.
A Foz está notificando os clientes que apresentam problemas de entupimentos por mais de uma vez, provocados pelo lançamento incorreto de lixo na rede. Esta ação visa à conscientização da população quanto ao uso adequado da rede coletora de esgoto.
A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos nós e seu bom funcionamento depende, em grande parte de sabermos usá-la corretamente. Isto é exercício de cidadania consciente!