Porto Ferreira implanta nota fiscal eletrônica de serviços e informatiza arrecadação do ISSQN

Divulgado em 21/08/2014 - 12:00 por Porto Ferreira Hoje

A Prefeitura Municipal de Porto Ferreira passa a adotar, a partir de 1º de setembro de 2014, um avançado sistema eletrônico de emissão e armazenamento de nota fiscal de serviço eletrônica. Trata-se da NFS-e da Gissonline (Sistema de Gestão do ISSQN). Concomitante a isso, na mesma data a municipalidade também passa a adotar um sistema totalmente informatizado de arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).

A NFS-e é um sistema moderno que se integra com o cadastro técnico e fiscal da Administração Pública. Facilita o trabalho das empresas, pois é emitida via internet, dispensa o processo de escrituração fiscal, segue as regras do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) e ainda pode ser enviada por e-mail para o tomador. Além de tudo isso, ainda incentiva a preservação do meio ambiente e reduz as despesas das empresas com a impressão de talonários de notas fiscais.

Já o sistema do ISSQN tem a finalidade de facilitar a tarefa de declaração dos contribuintes municipais, coibir a concorrência desleal de sonegadores sobre aqueles que pagam corretamente seus impostos e melhorar a arrecadação do município, aumentando assim o volume de recursos a serem aplicados nos setores de saúde, educação, saneamento básico, etc.

Na última sexta-feira (15/08) a Prefeitura, em parceria com a empresa Eicon, realizou uma palestra no Anfiteatro Isaltino Casemiro, voltada a contadores e escritórios de contabilidade, a fim de demonstrar as vantagens dos novos procedimentos.

A prefeita Renata Braga, presente ao evento, disse que a adoção dos sistemas vai beneficiar, sobretudo, o contribuinte. “Trará agilidade e eficiência às empresas e contadores, eliminará os erros de preenchimento nos documentos de arrecadação, reduzirá os custos operacionais e permitirá o envio eletrônico do arquivo para o tomador do serviço”, comentou.

Fonte: AC