Escolhidos os textos de alunos da rede pública que vão participar da Olimpíada de Língua Portuguesa

Divulgado em 28/08/2014 - 16:50 por Porto Ferreira Hoje

No último dia 22 de agosto integrantes da Comissão Julgadora Municipal da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) julgaram os 19 textos enviados para a edição de 2014 do evento.

Participaram alunos da rede pública (municipal, estadual e a Etec Professor Jadyr Salles). Os textos são divididos em quatro categorias: poesia, crônica, memórias literárias e artigo de opinião.

A OLP é um programa que desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Foi criada em 2002 e tem caráter bienal. Nos anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

São integrantes da Comissão Julgadora Municipal: Mara Borodinas Nucci, Sandra Cristina Haleplian, Andressa Faggian Galvão Cezário, Roseli de Fátima Fiorin, Tânia Maria Carniato Francalacci, Cristiane Hermínia Panisa, Alessandra Marta Stocco e Joseneide Oliveira da Silva Dessia.

Os textos escolhidos foram:
- Poema: “Querida Porto Ferreira”, aluna Mariele Negrão de Carvalho, da professora Gislaine Cristina dos Santos (EMEFM Mário Borelli Thomaz);

- Memórias literárias: “Minha amada Porto Ferreira”, aluna Raísa Cruz S. Ferreira, da professora Tatiana Cândido do Nascimento (Emef Professora Noraide Mariano );

- Crônica: “Parado na anela e no tempo”, aluno Lucas Gomes Feitoza, da professora Amanda Saggioratto Penteado (Emef Professora Noraide Mariano).

Os textos selecionados irão para a fase estadual. Após a seleção dos melhores textos, tanto os autores (alunos) quanto os respectivos professores serão premiados. Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze, livros e participam de diversas atividades de formação de acordo com o gênero em que estão inscritos, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais durante os encontros regionais de formação. Os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um tablete. Já os 20 vencedores finais (cinco por gênero literário) receberão medalha de ouro, um notebook e uma impressora. As escolas serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros.

Fonte: AC