Campanha de proteção às abelhas teve destaque especial no Congresso Brasileiro de Apicultura

Divulgado em 26/11/2014 - 16:55 por Porto Ferreira Hoje

OCONBRAPI 2014 – 20º Congresso Brasileiro da Apicultura, realizado em Belém do Pará de 5 a 8 de novembro de 2014 no Centro de Convenções da Amazônia com cerca de 2 mil participantes, teve como um de seus principais destaques o debate sobre o declínio dos polinizadores. Neste contexto, a campanha “Bee or not to be?”, com várias iniciativas em defesa das abelhas, ganhou uma importante repercussão nas discussões e também entre pesquisadores, produtores de mel e profissionais da área que estiveram no evento, que ainda incluiu em sua programação o 6° Congresso Brasileiro de Meliponicultura e a Feira de Negócios EXPOAPI 2014.

Entre os corredores do congresso, dezenas de participantes usaram bottons, camisetas e outros materiais de divulgação da campanha, que podem ser conferidos no facebook da campanha @beeornottobe e no site www.semabelhassemalimentos.com.br. Centenas de pessoas assinaram a petição online em defesa das abelhas, que já reuniu mais de 21 mil assinaturas, e que agora entra em sua etapa final. Diversos presidentes de federações estaduais de apicultores também manifestaram apoio à campanha e a seu aplicativo BeeAlert, dispositivo para monitorar e levantar informações a respeito de ocorrências de desaparecimento de abelhas, que hoje possui mais de 80 casos documentados.

Na grade de palestras, o Prof. Lionel Segui Gonçalves, da USP e do CETAPIS/UFERSA (Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte/Universidade Federal Rural do Semi-Árido), proferiu uma palestra detalhando o desenvolvimento e resultados da campanha “Bee or not to be?”, da qual é um dos idealizadores, desde seu lançamento internacional, em outubro de 2013, em Kiev, na Ucrânia, durante a realização da APIMONDIA, principal evento mundial do setor. O Prof. Lionel ainda foi homenageado no evento por sua dedicação aos estudos das abelhas e escolhido presidente de honra do comitê científico da Confederação Brasileira de Apicultura.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado e o reconhecimento da campanha durante o congresso”, afirma Daniel Malusá Gonçalves, diretor da agência 6P, de Ribeirão Preto, também idealizadora da iniciativa. “A campanha ‘Bee or not to be?’ foi oficialmente adotada pela CBA, que chancelou a representatividade de todas nossas ações em defesa das abelhas, o que nos estimula a continuar nesta luta ainda com mais entusiasmo ”, completa ele.

Vale lembrar que o declínio das abelhas é um problema que já mobiliza agricultores, apicultores, meliponicultores e pesquisadores de várias partes do mundo e que agora passa a fazer parte das grandes discussões mundiais sobre a produção de alimentos. A importância das abelhas ultrapassa as atividades de produção dos subprodutos apícolas, como o mel, cera, própolis, geleia real e veneno. As abelhas, com mais de 25 mil espécies no mundo, são os principais insetos polinizadores da natureza e exercem grande relevância nas atividades agrícolas pela polinização de mais de 70% das culturas agrícolas e de 85% das plantas com flores de nossa biodiversidade.