Com mais de R$ 170 mil investidos, Prefeitura entrega revitalização da Emei Mãe Maria

Divulgado em 28/05/2015 - 18:11 por Porto Ferreira Hoje

Com a presença de autoridades, servidores, convidados e comunidade escolar, foram entregues no último dia 21 de maio (quinta-feira) as obras de revitalização da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Mãe Maria, localizada na Vila Santa Maria.

O Departamento de Educação da Prefeitura de Porto Ferreira investiu em diversas melhorias na Emei, com recursos dos cofres municipais. Uma pequena sala de almoxarifado foi construída, assim como uma sala mais ampla para abrigar a exibição de vídeos. A cozinha também passou por ampla reforma. Outros serviços foram realizados, como pintura de todo o prédio, colocação de piso cerâmico – doação da Cerâmica Porto Ferreira – e pequenos reparos que totalizaram um investimento de pouco mais de R$ 170 mil.

A cerimônia contou com a presença dos vereadores Dorival Braga, Alessandro Rossi Bertazzi (Dentinho), Patrícia Marques e Edite Pereira. A prefeita Renata Braga, em tratamento de saúde, não pôde comparecer e enviou uma mensagem aos presentes. O vice-prefeito Dr. Carlos Eduardo também não pôde comparecer, devido a uma emergência médica com um de seus pacientes. Também compuseram a mesa principal a diretora do Departamento de Educação, Maria Regina Nascimento Nery; o assessor técnico do Departamento, Edmir Pereira; a diretora da Emei, Eliana Ângela da Silva Bruzão; Ana Maria, representando as filhas de Mãe Maria, e Cristina Peres Teixeira Salzano, representante da família Salzano.

Os discursos lembraram um pouco sobre a história do prédio, de sua revitalização e também da pessoa da patronesse da escola, Mãe Maria. A diretora Maria Regina, ao final de sua fala, chamou à frente a professora Adriana Arruda para prestar-lhe uma homenagem, pois em abril ela completou 25 anos de profissão, toda ela dedicada a ensinar alunos na Emei Mãe Maria.

Ao final, houve uma apresentação musical de todos os alunos da Emei presentes que, empunhando balões em formato de coração, interpretaram a música “Era Uma Vez”. Depois, houve entrega de mimos. Em seguida, uma apresentação no telão mostrou o “antes e depois” das dependências da escola. Por fim, foi descerrada a placa que marca a entrega das obras.

Histórico do prédio

Em 1954, por meio de convite do Dr. Erlindo Salzano, Maria Jannoni Novazzi aceitou o desafio de assumir a direção da Casa Maternal, que levava o nome de sua fundadora, Eucharis Fortes Salzano. Devido ao notável trabalho desenvolvido e para sua dedicação de mãe à comunidade que ali convivia, Maria ficou conhecida como Mãe Maria, nome posteriormente indicado para a Unidade Educacional.

Em 1973, com o intuito de aprimorar o atendimento às crianças atendidas na Casa Maternal, focando os aspectos educacionais, criou-se uma classe de pré-escola para funcionar no local, sendo que, com o decorrer do tempo, mais seis classes foram instaladas, atendendo às crianças internadas, bem como 160 crianças da Vila Santa Maria.

Devido à crescente demanda de crianças, para melhor atendê-las a Prefeitura construiu no mesmo bairro a Emei Mãe Maria, instalada neste prédio em 11 de outubro de 1986, no segundo governo do então prefeito e atual vereador Dorival Braga.

Atualmente revitalizada, a Emei atende a 84 alunos, ofertando o ensino regular a 40 alunos e o atendimento em período integral a 44 alunos.

A direção da Unidade Educacional está a cargo da professora Eliana Ângela da Silva Bruzão, que conta com o apoio de três funcionárias, cinco professoras, três ADIs e uma estagiária que, unidas, têm procurado desenvolver o trabalho educacional, visando à formação integral dos educandos, desenvolvendo suas potencialidades, contemplando os aspectos cognitivos, afetivos e socioculturais.

Investimentos

Desde o início da atual Administração Municipal, em 2013, várias unidades educacionais foram revitalizadas, como as creches Asmelide Zuzzi Bruno (Jardim Anésia), Jonas Martins Teixeira (Jardim Sérgio Dornelles) e Djanira de Moraes Costa (Jardim São Manoel); também a Emei Professora Otília da Silva Silveira (Cristo Redentor); as Emefs Professor José Gonso (Aeroporto), Sud Mennucci (Centro), Professor Agostinho Garcia (Jardim Anésia) e Wladimir Salzano (Vila Maria).

Ainda estão recebendo obras a Etec Professor Jadyr Salles (Vila Nova), as creches Maria Sylvia de Camargo Biffi (Jardim Paschoal Salzano) e Said Abib Taiar (Jardim Porto Novo); e a Emei Professora Laura Salgueiro Torres (Jardim Salgueiro).

Outros investimentos foram a instalação do Centro de Treinamento do Senai em novo prédio, assim como a sede do Departamento de Educação. Uma nova creche-escola está sendo construída no bairro Lagoa Serena e outra, no mesmo modelo, deve iniciar as obras ainda este ano na Vila Maria, ambas com recursos do Estado. Também existe processo em curso para a construção de uma escola estadual no Jardim Porto Bello.

Mãe Maria

Release 225-2015 - Entrega da revitalização da Emei Mãe Maria (7)Maria Janonni Novazzi nasceu em Itápolis (SP), em 1901, e decidiu dedicar sua vida às obras de assistência social, após uma grave doença, sofrida em 1929, na qual a cura foi atribuída a um milagre da medicina.

Era uma mulher ímpar entre seus pares, como certa vez escreveu um de seus biógrafos. Ela empenhava-se em favor das crianças carentes, buscando proporcionar-lhes um lar e qualidade de vida.

Na cidade de Poá, desenvolveu um trabalho social voltado à população feminina, que lhe rendeu uma honraria inédita para seu tempo: o nome de uma via pública daquele município. A rua Maria Janonni Novazzi é atualmente uma das principais da cidade.

Convidada pelo Dr. Erlindo Salzano e por sua esposa, dona Eucharis Fortes Salzano, Mãe Maria assumiu na década de 1950 a direção da Casa Maternal em Porto Ferreira. O lar de crianças foi instalado em um imóvel arborizado, onde existe ainda hoje a residência do casal, na Vila Santa Maria.

A casa Maternal Eucharis Fortes Salzano, devidamente batizada com o nome de sua principal patronesse, foi mantida durante cinco décadas pela instituição cristã beneficente Verdade e Luz e pela sociedade ferreirense.

Mãe Maria residiu no imóvel do casal Erlindo e Eucharis até o final de sua vida, falecendo no dia 6 de julho de 2004. Em 2006, a Prefeitura criou o memorial na residência onde viveu Mãe Maria, como forma de homenagear um dos maiores exemplos de caridade e renúncia pessoal que a sociedade de Porto Ferreira já conheceu.

Fonte: AC