Sertãozinho e Cravinhos recebem “Caminhos da Cana”

Divulgado em 23/07/2015 - 11:50 por Porto Ferreira Hoje

O “Caminhos da Cana” avança buscando disseminar informações sobre o setor sucroenergético e estará hoje (23), no auditório da Canaoeste, em Sertãozinho-SP e amanhã (24), no RB Buffet Raphael Braga, em Cravinhos – SP. Ambas as reuniões contarão com palestra do prof. titular da FEA/USP, Marcos Fava Neves, que é comandante da expedição “Caminhos da Cana” e sócio do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia), o qual organizou as iniciativas do projeto.

Nesta segunda edição, a iniciativa tem como temática turbinar o etanol, inspirado por um carro turbo, movido ao combustível derivado da cana-de-açúcar, que será usado durante a campanha. “Num primeiro momento, a iniciativa tinha como objetivo fortalecer as associações setoriais, possibilitando que fossem mais competitivas. Agora temos que dar um passo além, pensando em um plano estratégico para o setor de cana, expectativa de crescimento, consumo, qualquer dimensão que precisa ter para ajudar o Brasil a sair do buraco”, explicou Fava Neves, contando que a ideia é ir a 25 cidades pelo Brasil.

O projeto tem como metodologia a realização de reuniões com lideranças de associações, na parte da manhã e na parte da tarde, é feito a coleta de informações junto aos associados e ministradas palestras. Na ocasião, são debatidos a atual situação do agronegócio brasileiro, como também, a pesquisa realizada pela Markestrat, que mapeou e quantificou o setor sucroenergético na safra 2013/14 e revelou números impressionantes do segmento, tais como o PIB Setorial estimado em US$ 107,72 bi, a geração de 613 mil empregos diretos e a arrecadação de US$ 8,52 bi em impostos agregados.

No final de cada encontro, os participantes recebem o livro “Caminhos da Cana”, de autoria de Fava Neves, que contém coletânea de artigos publicados nos últimos três anos.

De acordo com Fava Neves, é necessário buscar alternativas para que a produtividade da cana alcance os três dígitos, porque os custos de produção explodiram e os índices agrícolas só caem se considerados os últimos 10 anos. “Tem um conjunto grande de iniciativas que precisam ser feitas”, alega o professor, pontuando que do lado do Governo, se resume à agenda tradicional, de valorização do combustível renovável em detrimento do fóssil, ter um tratamento tributário mais privilegiado e valorizar a cogeração de energia. “A situação em que o Brasil se encontra, ficou tão ruim agora que é praticamente inevitável que o Governo não olhe para o setor de cana”, diz ele.

Para o presidente da Canaoeste e Orplana, Manoel Ortolan, traçar um plano para os próximos anos é essencial para o fortalecimento da associação. “As coisas mudaram muito, o País está mudando e o setor canavieiro também, pois passa por um processo de concentração atualmente, por isso a necessidade da modernização”, explicou ele, frisando que o momento é o ideal para executar novas estratégias, já que 2015 é um ano significativo para a Canaoeste, que completa 70 anos neste dia 22 de julho. “É um novo passo para a associação continuar seu trabalho, prestando seus serviços aos produtores de cana”, finalizou o presidente da Canaoeste.

Os próximos encontros do “Caminhos da Cana” já estão agendados e acontecem em Bebedouro – SP, no dia 12 de agosto e em Severínia – SP, no dia 13 de agosto.

Caminhos da Cana – resgate da representatividade do setor sucroenergético

O “Caminhos da Cana” é uma iniciativa que visa difundir a agroindústria canavieira brasileira, mostrando a situação atual, soluções e perspectivas, além de coletar dados de campo.

Na primeira etapa do projeto, foram percorridos 10.000 km, entre os meses de junho e novembro de 2014 e a ação visava coletar informações junto às associações ligadas à Orplana para elaboração de um planejamento estratégico para a entidade, através de pesquisa acadêmica que identificou demandas do setor sucroenergético, como também disseminar conhecimento aos produtores rurais com palestras e reuniões com lideranças.

Nesta segunda edição, iniciada em junho com previsão de terminar no final do ano, o “Caminhos da Cana” vai percorrer quase 10 mil km pelas regiões do Brasil, e conversar com mais de três mil produtores de cana-de açúcar e agentes do setor sucroenergético, com o propósito de disseminar informações sobre o mercado e o setor, como também, colher dados sobre o segmento local. A ação tem apoio da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto); da UNICA (União da Indústria de cana-de-açúcar); do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e da UDOP (União dos Produtores de Bioenergia) e conta com o patrocínio da Bayer CropScience e da Case IH.

Serviço:

Sertãozinho-SP
Data e Horário: 23 de julho, das 14h às 17h
Local: Auditório da Canaoeste
Endereço: Dr. Pio Dufles, 532, Sertãozinho –SP

Cravinhos-SP
Data e Horário: 24 de julho, das 14h às 17h
Local: RB – Buffet Raphael Braga
Endereço: Rua Manoel Gomes dos Santos, 2015 – Cravinhos -SP