Datas ambientais do mês de Agosto

Divulgado em 07/08/2015 - 13:30 por Porto Ferreira Hoje

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

DIA 09 DE AGOSTO - DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

*Histórico e Importância

O dia internacional do índio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1995. A data rememora o dia em que um índio chegou pela primeira vez à sede da ONU, na Suíça, para reclamar seus direitos.

Os grupos indígenas começaram a se reunir em Genebra, com o intuito de assegurar seus direitos humanos, e garantir condições dignas de vida. Assuntos como o incentivo à preservação de sua cultura pelo mundo e os impactos sofridos pelos índios, bem como o patrimônio cultural e histórico dos povos aborígines foram debatidos amplamente. A partir disso, foi permitido instituir a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Antes de ser uma comemoração, o Dia Internacional dos Povos Indígenas deve reconhecer os desafios sofridos pelos índios até os dias atuais. A violência, a pobreza e principalmente a discriminação deve ser extinguida.

O povo indígena carrega sobre seus ombros desde tempos remotos da civilização uma carga de preconceito, extorsão e descaso. Mesmo alcançados pelo texto constitucional, a garantia de seus direitos previstos em aproximadamente 46 artigos, a realidade fática parece muito longe. Suas religiões, línguas e tradições culturais são estigmatizadas e rejeitadas em muitas sociedades.

Este dia é uma oportunidade de celebrar a riqueza das culturas indígenas e as colaborações dessas populações para as famílias.

As populações indígenas têm sido despojadas das suas terras. As suas culturas são denegridas ou diretamente atacadas; as suas línguas e costumes são relegados para segundo plano ou explorados e os seus métodos sustentáveis de desenvolver os recursos naturais não são tomados em consideração. Algumas dessas populações enfrentam também a ameaça de extinção.

Os Direitos dos Povos Indígenas devem ser respeitados e protegidos em todas as áreas, e sua participação na formulação das decisões que os afetam deve ser garantida.

O acesso à água potável, o direito a terra, a seca, a desnutrição, a educação sobre planejamento familiar e a saúde metal entre outros, constituem algumas das intersecções que abordamos para fortalecer alianças e honrar os tratados dentro de um ambiente de diversidade, igualdade e universalidade.

DIA 09 DE AGOSTO – DIA INTERAMERICANO DE QUALIDADE DO AR

*Histórico .

Criado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, a data é celebrada simultaneamente em 32 países da América Latina e Caribe. Seu lançamento se deu em 9 de agosto de 2002, na cidade de São Paulo, pelo presidente da entidade, Carl-Axel P. Soderberg. O objetivo foi alertar sobre os riscos da poluição atmosférica ao bem estar de todos.

*Características e Importância .

Cerca de 100 milhões de pessoas em cidades latino-americanas respiram um ar que não atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela Organização mundial de Saúde – OMS.

No Canadá e Estados Unidos, outras 123 milhões, sofrem com um ar que não alcança os níveis de qualidade estabelecidos pela legislação desses países. Por este propósito, a AIDIS criou o Dia Interamericano de Qualidade do Ar.

Em São Paulo na Região Metropolitana, as ações de controle exercidas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB promoveram o decréscimo das concentrações de poluentes a partir de 1997, mas ainda continuam acima dos padrões vigentes legais.

Os veículos são a principal fonte de poluição. Cerca de 1.700 mil toneladas/anos de monóxido de carbono (CO) são lançados no ar, excedendo especialmente no inverno, o padrão de qualidade. Também no caso do ozônio, os padrões são frequentemente ultrapassados. O impacto ambiental causado pelos poluentes atmosféricos reflete diretamente na saúde humana e nos ecossistemas.

Com o passar dos anos, os centros urbanos tiveram um grande crescimento populacional e, consequentemente, um aumento considerável das atividades antrópicas necessárias para atender à população (transporte público, indústrias, obras diversas, etc).

Em associação com outras ações negativas do homem, o impacto dessas atividades sobre o meio ambiente, tais como as queimadas e a devastação de áreas verdes por meio do desmatamento tornam cada vez mais impuro o ar que nos cerca.

A comunidade médica internacional entende que respirar um ar impuro é altamente prejudicial à saúde e, dependendo da concentração dos poluentes, toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, ardor nos olhos, cansaço, nariz e garganta.

As pessoas de grupos sensíveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas costumam apresentar sintomas ainda mais sérios.

O objetivo da AIDIS é de incentivar o debate em torno desse tema, que envolve questões como as emissões veiculares e industriais, mudanças climáticas, camada de ozônio e outras.

*Ações de Conservação .

- Procure fazer pequenos trajetos a pé ou de bicicleta e deixe o carro na garagem, apenas para longas distâncias;

- Tente usar os transportes coletivos, como ônibus ou metrô na sua cidade, assim além de poluir menos, você diminui os congestionamentos;

- Divida o carro com amigos e conhecidos se vocês forem ao mesmo destino ou a lugares próximos;

- Opte por veículos movidos a álcool, biodiesel ou modelos bicombustíveis (carros flex);

- Prefira eletrodomésticos que economizem energia elétrica;

- Faça sempre revisões no seu carro, para evitar desperdício de combustível.

DIA 14 DE AGOSTO – DIA DO COMBATE Á POLUIÇÃO .

* Definição .

Poluição é a degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas. Isso acontece em razão da remoção ou adição de substâncias que prejudicam a natureza, seja no ar, no solo ou na água.

* Características e Importância .

As formas de poluição mais comuns hoje em dia são a da água, do solo e do ar, mas grandes destaques já são dados à poluição sonora e visual.

A poluição da água é causada por lixos, dejetos e resíduos industriais que são lançados em rios e mares. Com isso, várias espécies animais que vivem nas águas, ou as que consomem as mesmas, ficam prejudicadas, inclusive o ser humano.

A poluição do solo acontece através de produtos agrícolas, como pesticidas, herbicidas e agrotóxicos, que caem sobre a terra, sendo absorvidos pelas camadas superficiais da crosta terrestre. Lixos urbanos lançados nos aterros causam também esse tipo de poluição. Alguns objetos, como pilhas e baterias, são altamente poluentes, e as entidades públicas não oferecem postos de coleta próprios, sendo os mesmos lançados no lixo comum, contaminando algumas áreas.

Gases poluentes são lançados na atmosfera todos os dias, devido ao crescimento industrial do país e o aumento dos carros circulando pelas cidades. Um grande problema da urbanização é a poluição sonora. Barulhos em excesso, sons altos, carros de som, têm deixado nossos ouvidos à mercê de costumes que podem prejudicar a audição.

Nas residências também é possível perceber esse tipo de poluição. Os cinemas foram levados para dentro de casa, através do home theater, além do barulho de aparelhos como ar condicionado e de eletrodomésticos. Nas indústrias, o barulho das máquinas a que os ouvidos dos funcionários ficam sujeitos é um dos maiores problemas de surdez. Os aviões também são grande causa da poluição sonora, uma vez que seu uso tornou-se mais intenso nos últimos anos.

A poluição visual veio com o aumento dos recursos do marketing, através das propagandas de outdoor espalhados pelas cidades, além de banners, letreiros, grafites e pichações, fios elétricos e cabos de TV e de telefone e edifícios amontoados.

Os problemas causados por esse tipo de poluição são de cunho psicológico, pois as pessoas são agredidas através da visão, com informações em excesso e desnecessárias, podendo causar estresse.

Autoras:
Andreia Luiza Baggio Rodrigues
Sonia Aparecida de Souza

Foto: Arquivo do Porto Ferreira Hoje - poluição no rio Mogi Guaçu