Alunos da Rede Municipal ganham medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica - OBA

Divulgado em 15/10/2015 - 10:00 por Porto Ferreira Hoje

Alunos das 10 escolas públicas municipais de Porto Ferreira participaram da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As provas foram aplicadas no dia 15 de maio no horário de aula. Sob orientação dos professores dos 1º ao 9º anos, os alunos tiveram que responder dez questões diversificadas sobre astronomia e astronáutica.

Em Porto Ferreira, mais de 900 alunos participaram. A OBA, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é um evento aberto a participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Na 18ª edição, a Rede Municipal conquistou 103 medalhas, sendo 44 medalhas de bronze, 37 medalhas de prata e 22 medalhas de ouro. “A cada ano os alunos demonstram interesse por esses conteúdos e percebemos a motivação de nossos professores quando chegam os resultados”, afirma Maria Regina Nery, diretora do Departamento de Educação, que parabeniza a participação de todas as escolas neste evento.

Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Ocorre totalmente dentro da própria escola e possui uma única fase realizada dentro de um só ano letivo.

Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se houver premiação por meio de medalha, ela também constará no certificado. Todos os professores envolvidos no processo, bem como os diretores e a escola, recebem os seus certificados. A olimpíada tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas a essas disciplinas, além de divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional.

Fonte: Assessoria de Comunicação