Ecoponto localizado no Jardim Santa Marta recolhe pneus velhos e dá destinação correta

Divulgado em 29/10/2015 - 18:36 por Porto Ferreira Hoje

A Prefeitura de Porto Ferreira mantém um ecoponto no Jardim Santa Marta, onde transportadoras, borracharias e bicicletarias da cidade podem descartar pneus velhos (inservíveis) e, assim, contribuir com a Saúde Pública no combate à proliferação da dengue no município.

O ecoponto está instalado num barracão localizado no final da rua Reinaldo Massoneto, de propriedade do município. Desde o início do projeto, no atual Governo Municipal, cerca de 48,5 mil pneus, além de carcaças e câmaras de ar, foram recolhidos pelas equipes de agentes de vetores, que atuam no combate à dengue. Somente este ano foram 33,6 mil pneus recolhidos. Várias empresas do município que lidam com pneus também levam o material inservível até o local.

Uma empresa da cidade de Jundiaí é a responsável por recolher todo o material e dar a destinação ecologicamente correta. Ou seja, tudo é reaproveitado e/ou reciclado para servir de matéria-prima para outros produtos. O recolhimento é feito duas vezes por semana.

Na manhã de quarta-feira (28/10) a prefeita Renata Braga e o vereador Alessandro Rossi Bertazzi, o Dentinho (PSDB), fizeram uma visita ao local para conferir o andamento dos trabalhos.

“Em nossa região apenas Porto Ferreira conta com um local coberto para guardar os pneus inservíveis até que seja feito o recolhimento pelas empresas de reciclagem. Esta foi uma ação que foi priorizada em nosso governo desde o início”, lembrou Renata Braga.

Em janeiro de 2013, nos primeiros dias de governo da atual Administração, ocorreu um incêndio de grandes proporções no antigo depósito de pneus da Prefeitura, que ocupava um terreno alugado no Jardim Primavera. “Aquele local não tinha as mínimas condições de segurança, pois tudo ficava a céu aberto, com os pneus acumulando água parada”, completou a prefeita.

Funcionamento

O ecoponto recebe apenas pneus velhos e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h. Os servidores do local solicitam a compreensão de todos para que não deixem os pneus na frente do barracão fora do horário de funcionamento ou finais de semana.

Fonte: Assessoria de Comunicação