Aniversário do Distrito de Santa Cruz da Estrela será comemorado com desfile neste domingo

Divulgado em 11/06/2016 - 07:00 por Porto Ferreira Hoje

Santa Cruz da Estrela, Distrito de Santa Rita do Passa Quatro, completa 122 anos e o Departamento Municipal de Cultura e Turismo promove mais um desfile em comemoração. O evento acontece neste domingo, dia 12, a partir das 9 horas, pelas ruas do Distrito. O evento também faz parte das comemorações pelo aniversário de 156 anos de Santa Rita do Passa Quatro.

De acordo com a organização, irão desfilar: EMEF Madre Carmelita, EMEF João Baptista da Rocha Corrêa, EMEF Francisco Ribeiro, EMEF do CAIC Laura Suriani Barbuio,Fanfarra FAM e Clube do Buggy.

Depois do desfile, já no período da tarde, estão programadas atrações musicais, no recito da praça.

HISTÓRIA

Há 122 anos nascia a então vila de Santa Cruz da Estrela, fundada por José Gomes de Oliveira, Manoel Fernandes Rezende e Eugênio Anacleto Rodrigues Dias, localizada a 18 km da cidade de Santa Rita. O ano de 1894 marca a doação do terreno para o patrimônio público.

Segundo a biblioteca IBGE, a passagem para distrito aconteceu pela Lei Estadual nº 493, de 28 de abril de 1897, anexado ao município santa-ritense. Após mudar o nome para apenas Estrela, em 1938, e depois para Jacirendi, em 1944, o distrito voltou a se chamar Santa Cruz da Estrela, em agosto de 1972, nominação que permanece até os dias atuais.

Em 1953, o município de Tambaú chegou a reclamar, sem sucesso, a posse do distrito à Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Fonte: Prefeitura de Santa Rita