Plano Municipal de Mobilidade Urbana tem primeira reunião na Prefeitura

Divulgado em 12/01/2017 - 16:00 por Porto Ferreira Hoje

Na tarde de terça-feira (10/01) aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Porto Ferreira o primeiro encontro entre os membros da comissão que irá elaborar as diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o PlanMob.

Em reunião com o prefeito Rômulo Rippa e demais membros da comissão, o professor-doutor José Leomar Fernandes Júnior, representando a Fipai (Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial), detalhou o trabalho e coletou algumas informações que irão subsidiar o plano.

O PlanMob tem como objetivo principal o estabelecimento de políticas, diretrizes e planos de ação relativos à mobilidade urbana, objetivando a promoção da cidadania, inclusão social e desenvolvimento econômico. Planejamento e organização, pesquisas, consultas e estudos, e, por fim, concepções e legislação são as etapas do plano.

O que é mobilidade urbana?

A mobilidade urbana é uma função das cidades relativa ao deslocamento de pessoas e mercadorias no espaço urbano e rural, utilizando para isto a caminhada e os diversos tipos de veículos, vias e toda infraestrutura urbana.

Uma das grandes preocupações das cidades modernas está ligada à mobilidade urbana e o grande desafio é como tornar o tráfego urbano mais eficaz, proporcionando às pessoas condições seguras, confortáveis e em tempo razoável.

A lei nº 12.587/2012 estabeleceu que, a partir de 12 de abril de 2015, as cidades com mais de 20 mil habitantes tenham um plano de mobilidade. Desta forma, os municípios estarão aptos a buscar recursos, financiamentos e parcerias que melhorarão as condições de mobilidade local e regional.

Pensar a mobilidade urbana é, portanto, pensar sobre como se organizam os usos e a ocupação da cidade e a melhor forma de garantir o acesso das pessoas e bens ao que a cidade oferece (locais de emprego, escolas, hospitais, praças e áreas de lazer), e não apenas pensar os meios de transporte e o trânsito.

“O PlanMob está sendo elaborado com estratégias de melhoria da qualidade de vida e será uma das principais ferramentas de organização da mobilidade em nosso município”, destacou o prefeito Rômulo Rippa aos participantes da reunião.

Fonte: Assessoria de Comunicação