Porto Ferreira concorre com cidade mexicana no Dia do Desafio

Divulgado em 25/05/2017 - 11:09 por Porto Ferreira Hoje

 

orto Ferreira vai enfrentar a cidade de Guanajuato, do México, na edição 2017 do Dia do Desafio. O evento é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.

Sob coordenação do Sesc-SP no continente americano desde 2000, neste ano o Dia do Desafio ocorrerá em 31 de maio, quarta-feira, em aproximadamente 3 mil cidades e em 18 países, numa competição saudável para ver qual delas mobiliza mais pessoas para prática de atividade física.

Atenta às mudanças de hábitos, de relações de convívio e da sociedade de uma forma geral, essa edição do Dia do Desafio propõe uma forma de participação mais ativa e engajada, além da competição entre as cidades. A ideia é que pessoas que já tenham o hábito se mexerem, influenciem e desafiem amigos e familiares a lhe acompanhar. E para aqueles que buscam um motivo para mudar de hábito, encare este desafio.

Vale ressaltar que além da disputa entre municípios, o evento contará também com a categoria “Autodesafio”, em que a cidade tem o desafio de superar o número de participantes da edição anterior.

“O Sesc está à frente do Dia do Desafio desde 1995. Em que pesem as mudanças sociais ocorridas no período, a busca pela mobilização da sociedade por meio da atividade física apresenta-se como ocasião inspiradora para que o movimento seja cada vez mais inserido como prática cotidiana dos habitantes”, ressalta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. “Para a efetividade dessa mobilização, a parceria com a as prefeituras e aproximação das instituições dos diversos setores oferece laços para a colaboração mútua, que reverberam em benefícios para a sociedade em geral”.

Os confrontos entre as cidades do continente americano para a 23ª edição do Dia do Desafio foram definidos em sorteio eletrônico realizado no último dia 8 de maio, em evento realizado no Sesc Jundiaí, que contou com a participação de nomes importantes do esporte brasileiro como o medalhista olímpico Nalbert (vôlei), o pentacampeão mundial de futebol Edmilson e o craque das décadas de 60 e 70, Ademir da Guia. O sorteio foi transmitido pela internet e os internautas puderam acompanhar em tempo real toda a cerimônia.

O que é?

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da Tafisa – The Association For International Sport for All, com o apoio da Isca (International Sport and Culture Association) e da Unesco e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Programação completa no endereço: www.diadodesafio.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação