População pode fazer sugestões ao Plano de Metas do Programa Cidades Sustentáveis

Divulgado em 27/07/2017 - 15:45 por Porto Ferreira Hoje

De 26 de julho a 24 de agosto a população ferreirense poderá se manifestar, com sugestões de alterações, sobre o Plano de Metas do Programa Cidades Sustentáveis. O documento é uma ferramenta de gestão e aprimoramento da administração proposta pelo Programa Cidades Sustentáveis, do qual o município de Porto Ferreira é signatário.

O Plano é elaborado sobre o programa de governo do prefeito Rômulo Rippa, em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável e diferentes indicadores do programa. O Plano de Metas será aprovado por meio de audiência pública após encerrado o período de consulta pública e avaliado por meio de prestação de contas durante o período de 2017/2020.

Para conhecer o Plano e fazer sugestões de alteração o cidadão deve acessar o site oficial do município: www.portoferreira.sp.gov.br. Basta clicar no ícone que estará em destaque e ter acesso à prévia do documento e ao formulário de sugestões.

O Plano de Metas, coordenado pela chefe da Divisão de Meio Ambiente, Cristiane Daniele Francisco, foi discutido entre as Secretarias municipais desde o mês de março. Ele está dividido em quatro eixos: Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Pública Sustentável.

Cidades Sustentáveis

O conceito de cidade se deu na Grécia Antiga, quando surgiram os primeiros aglomerados urbanos. Até nossos dias, o que houve foi um aumento exponencial de população e desenvolvimento acelerado de tecnologias para manter e sustentar essa população. Porém, este sustento não se deu de maneira de ordenada e com equibilidade. O resultado é o desequilíbrio ecológico e o agravamento da desigualdade social.

Cidades sustentáveis, portanto, têm o objetivo de nutrir, alimentar, promover do necessário as aglomerações humanas, em consonância com a manutenção do meio de maneira a atingir o principal conceito ambiental da Constituição Federal: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Art. 225).

É esse, enfim, o objetivo do município ser signatário do Programa Cidades Sustentáveis: é ter ferramentas de participação popular que possibilitem o desenvolvimento humano e econômico de maneira sustentável, nutrindo o município de justiça social integrada à manutenção do meio ambiente para a atual e futuras gerações.

Fonte: Assessoria de Comunicação