Iniciadas as aulas do Proerd para alunos em Porto Ferreira; turmas do segundo semestre

Divulgado em 04/08/2017 - 21:00 por Porto Ferreira Hoje

Teve início na última segunda-feira (31/07) em Porto Ferreira o segundo semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o PROERD.

Neste semestre participam do Programa Educacional os alunos dos 5º anos das EMEFs: Agostinho Garcia (Jd Anésia), Wladimir Salzano (Vila Maria) e Noraide Mariano (Jd Primavera); EMEFM Mário Borelli Thomaz (Centro);  e os alunos dos 5º anos das unidades escolares particulares: Colégio Objetivo (Centro), Colégio Cooperativo (Recreio Aeroporto) e do Sesi (Bairro José Gomes). Ao todo serão cerca que 370 alunos que se formarão no semestre.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado nos Estados Unidos em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

No Brasil ele chegou em 1992, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. E aprenderem técnicas de resistência e dizer “não” às Drogas e à Violência.