Prefeito envia à Câmara projeto de lei que institui o Programa de Educação Empreendedora nas escolas

Divulgado em 05/10/2017 - 15:45 por Porto Ferreira Hoje

O prefeito Rômulo Rippa encaminhou para análise e votação da Câmara Municipal o projeto de lei 61/2017, que institui o Programa de Educação Empreendedora no município e que visa oferecer atividades pedagógicas, por meio de uma disciplina específica ou de ações multidisciplinares, com o objetivo de formação de crianças e jovens para o Empreendedorismo.

O Empreendedorismo é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que podem ser adquiridos e praticados pelos indivíduos, para aproveitar oportunidades, criar, inovar, gerir e realizar projetos que promovam desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O Programa de Educação Empreendedora tem também o objetivo de formar cidadãos com conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras, que poderão gerar benefícios e prosperidade para si e para sociedade, de modo a decidirem sobre o futuro profissional e da localidade em que estão isentos.

O Programa de Educação Empreendedora deverá atender os seguintes preceitos:

I – noções de empreendedorismo, plano de negócios e empreendedorismo rural (optativo de acordo com a demanda);

II – identificação de oportunidade, preparação para o mercado de trabalho e primeiro emprego;

III – construção de competências profissionais, habilidades sociais e marketing pessoal;

IV – motivação para superação de obstáculos, estímulo à criatividade formando alunos autônomos, éticos e responsáveis.

V – construção de conhecimentos em economia familiar;

VI – orientação vocacional e planejamento de carreira;

VII – orientação e educação financeira;

VIII – ampliação da relação aluno/escola e comunidade.

Na mensagem que acompanha o projeto, o prefeito Rômulo Rippa diz que o início do século 21 é marcado pelos desafios de formação para cidadãos engajados nos contextos econômico e tecnológico, que exigem novas atitudes e valores frente aos cenários que se revelam para os estudantes da educação básica. “O dinamismo da sociedade exige que esses estudantes possuam proficiências desenvolvidas em habilidade relacionadas ao empreendedorismo, atitudes e comportamentos inovadores, identificação e uso de oportunidades, trabalho em equipe, criação de projetos e atitudes e comportamentos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade”, escreveu.

Fonte: Assessoria de Comunicação