Museu realiza Exposição sobre o Carnaval Ferreirense

Divulgado em 08/02/2019 - 07:58 por portoferreirahoje

O Museu Histórico e Pedagógico “Prof. Flávio da Silva Oliveira”, exibe até o ínicio de março uma exposição sobre a história do Carnaval ferreirense. O acervo conta com peças de fantasias, uma cabeça do tradicional “Boi” e uma da “Vaca, além de dezenas de fotos de foliões, principalmente nos carnavais da década de 1980.

Para o professor Vinicius Carlos da Silva, chefe da Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, e um dos organizadores da exposição, trata-se de  “um trabalho coletivo, feito em parte pelo Daniel Costa que estava aqui, antes de eu assumir, junto com a Jaqueline que é uma voluntária nossa e o Beto Bellini”.

Ainda segundo ele, “a ideia era mostrar essas várias etapas do carnaval de Porto Ferreira, desde quando começou até a fundação dos principais blocos, quando ele se transformou nesse carnaval tão tradicional na cidade. O enfoque é mostrar como o carnaval é  uma festa que foi adquirindo esse ar popular e ao mesmo tempo foi agregando cada vez mais pessoas”.

Para o Secretário de Cultura Régis Berretta, “é muito importante essa exposição, ainda mais nesse ano que o carnaval de Porto Ferreira está completando 85 anos. Acho que todo ferreirense devia comparecer para conhecer um pouco mais da história e também entender a formação do que o carnaval de rua aqui de Porto Ferreira é hoje”.

Para mais informações:

Endereço: João Procópio Sobrinho, 397, Centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefone: (19) 3585-5961

Por: Felipe Lamellas

Graduando em Comunicação Social: Jornalismo na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" em Bauru-SP. Professor de História no Cursinho Pré-Vestibular Gratuito "Principia". Apresentador do programa Intercomunica na Rádio Comunidade FM