Na abertura da Mostra do Dia Internacional da Mulher, Governo Municipal lança o Programa

Divulgado em 13/03/2019 - 09:30 por portoferreirahoje

O prefeito Rômulo Rippa lançou na noite de segunda-feira (11/03), durante a abertura da primeira Mostra do Dia Internacional da Mulher, o Programa de Atenção à Mulher Vitimizada.

O programa, que é coordenado pelas Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, visa aperfeiçoar as políticas públicas no âmbito do município para o enfrentamento da violência contra a mulher.

Desta forma, oferece métodos para detectar os sinais e sintomas da agressão, formas de abordagem e acolhimento, avaliação do grau de desorganização da vida pessoal, informações para orientar as mulheres que procuram ajuda nas Unidades de Saúde, realização da notificação dos atendimentos realizados, além do atendimento clínico e, quando necessário, hospitalar.

O programa também estabelece a organização do fluxo para a atenção às mulheres em situação de violência dentro dos órgãos que compõem as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania.

“Nós pretendemos ser um exemplo na promoção da cidadania das mulheres, principalmente atuando para reduzir a violência de gênero. Agradeço aos esforços da nossa equipe na construção e consolidação deste trabalho, que se configura como ação fundamental na atenção às mulheres ferreirenses que se encontram em extrema vulnerabilidade”, disse o prefeito Rômulo Rippa após a abertura.

Também presentes e compondo a mesa principal do evento estavam o vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo e os secretários municipais Vera Lucia Visolli (Saúde), Mileni Arantes Varisi (Desenvolvimento Social e Cidadania) e Régis Radael Berretta (Cultura).

Outros secretários e servidores, além de convidados e estudantes, também marcaram presença neste primeiro dia de eventos, que ainda teve a apresentação do espetáculo “Ela”, da Escola de Dança Rubiane Burim, trazendo uma mostra de processos criativos e coreográficos que levantam questões sobre o feminino.

Números

Dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgados este mês, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que quase 5 milhões de mulheres foram vítimas de agressão física no último ano no Brasil, sendo que 22 milhões relatam ter sofrido algum tipo de assédio. A incidência de agressão por familiares, conhecidos, vizinhos, companheiros ou ex-companheiros aumentou 25% em relação a 2016, chegando a 76,4% dos casos.

Diante disso, era urgente a necessidade de um programa em nível municipal que estabeleça uma cooperação entre diversos segmentos, para estabelecer políticas públicas de proteção a mulheres e combater a violência doméstica e familiar.

Mostra

A primeira Mostra do Dia Internacional da Mulher tem prosseguimento a partir desta terça-feira (12). Todas as atividades acontecem no Anfiteatro Isaltino Casemiro, a partir das 19h30.

Veja a programação da Mostra para quarta, quinta e sexta-feira:

 

Quarta-feira (13/03) - 19h30

Prevenção de violência e interações que transformam

Professora-doutora Roseli Rodrigues de Mello: professora titular do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Atua na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação (orienta mestrado e doutorado). Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), em 2002, e está à frente de sua coordenação. Transferiu para o Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e as Tertúlias Literárias Dialógicas. Foi coordenadora do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar entre 2012 e 2013.

Doutoranda Daniela Mara Gouvêa Bellini: pedagoga e mestra em Educação pela UFSCar. Atua principalmente nos seguintes temas: educação escolar, relações de gênero, violência contra a mulher, políticas públicas para educação e superação das desigualdades sociais.

Quinta-feira (14/03) - 19h30

A linguagem do audiovisual do ponto de vista das relações de gênero

Dra. Karla Adriana Martins Bessa: atualmente trabalha como pesquisadora nível C no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, é professora plena dos Programas de Pós-graduação em Multimeios, Instituto de Artes e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com vínculo empregatício desde o ano de 2008. Anteriormente, foi professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Uberlândia e professora do Programa de Pós-Graduação em História na mesma Universidade (1994-2008).

As pesquisas desenvolvidas atualmente recobrem as seguintes áreas: história do cinema, estudos fílmicos, história política, estudos de gênero, sexualidade, teoria queer (kuir) e feminismo.

Sexta-feira (15/03) - 20h

Espetáculo Nossas Senhoras - Grupo Catarina no Sofá

Espetáculo que transita na música, dança e poesia sobre situações reais em que as mulheres vivem no dia a dia em toda sua vida. Catarina no Sofá é banda formada por: Danilo Hansem (bateria, percussão e vocais); Eduardo Machado (guitarra, violão e vocais); Mateus Feliciano (guitarra, violão e vocais); Ninne Monzani (vocal e percussão); Tiago Pazotto (contrabaixo e vocais). Surge de um som experimental unido a várias vertentes artísticas. Agora, a banda apresenta seu primeiro espetáculo: “Nossas Senhoras”, com direção e concepção visual de Felipe Casati. Esse espetáculo traz todas as músicas do primeiro disco da banda que foi baseado e inspirado em relatos reais de mulheres, aprofundado na prática, na recordação e na memória. Teodora, Carmen, Elza, Jaqueline, Herculano, Francisca e Maria compõem o disco e o show com suas histórias através da música, atuações, dança e poesia – é uma experiência diferente para o público e uma investigação para os integrantes.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos