"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades 2019" – XI

Divulgado em 12/04/2019 - 14:06 por portoferreirahoje

E as eleições...

Distante pra nós, mas não muito para quem: comanda partidos, líderes políticos e articuladores de plantão nesse assunto! Já citamos nesta coluna que, com as novas regras eleitorais/partidárias não haverá mais coligações para as eleições proporcionais, ou seja naquela onde se elege os vereadores.

Corre-corre nos bastidores

Com isso quem pode mais chora menos! Alguns líderes de oposição ao atual governo estão tentando filiar possíveis candidatos, principalmente àqueles nomes que ficaram desgostosos por não participar diretamente do governo municipal. Por outro lado, quem tem a "caneta" na mão ou é detentor de algum poder dentro do Executivo ou Legislativo, está se fortalecendo. Nomes estão sendo disputados e acordos estão começando a serem fechados. Em breve mencionaremos os nomes e os lados de cada um...

Pelos lados da Câmara

De um lado a aprovação pelos vereadores de um projeto criando uma secretaria municipal (aquele de Segurança Pública) e do outro a desaprovação de uma cessão de uso de terreno público para a BRK Ambiental, o qual seria usado para uma obra relacionada ao tratamento de esgoto.

As justificativas...

Sobre a aprovação da secretaria nenhuma, mas sobre a derrubada do projeto para cessão de uso, vieram várias explicações, de que era a favor e de quem foi contra:

Dentinho: acha que a empresa teria que pagar ao município para ter esse benefício, votou contra;

Elcio Arruda: disse que está no contrato de concessão e quem sairia perdendo é a população devido o caso ser de tratamento de esgoto, votou a favor;

Ismael da Farmácia: disse que estava na hora de dar uma cutucada na empresa pelos valores alto no custo da água, votou contra;

Eduardo Pitbull: falou que nesse caso é a população que sai perdendo, votou a favor,

Gideon dos Santos: sabe que isso não é moeda de troca, mas está na hora da empresa também oferecer algo para a cidade, além do que comercializa (elogiou a qualidade da água, mas falou do alto custo), votou contra.

No final votaram contra o projeto os vereadores Gideon, Sérgio, Dentinho, Ismael e Kiko Mecânico. A favor Eduardo pitbull, Elcio Arruda, Renato Rosa e Alan João. Teve ainda a ausência de Marcelo Ozelin e o Presidente Gustavo não vota!

Moção de apelo

Interessante a Moção de Apelo feita pelo Presidente da Casa, vereador Gustavo Braga, subscrita por todos os vereadores solicitando que a gerência regional da Caixa Econômica Federal amplie o número de funcionários. O local está sendo alvo de inúmeras reclamações de seus clientes devido à grande demanda e a falta de estrutura para um atendimento digno à população. Bola dentro vereador!

Anistia

Também muito boa a atitude do Vereador Elcio Arruda em solicitar que a Prefeitura faça um Projeto e envie à Câmara propondo anistia de juros e multa para quem está com débitos municipais. O Vereador justificou que apesar do bom pagador não gostar quando isso acontece, ninguém deixa de pagar esperando uma anistia, mas sim pelas dificuldades financeiras. Parabéns!

Pelos lados do Executivo...

Foram entregues na terça-feira duas viaturas 0 km para a Guarda Municipal, de acordo com o Prefeito Rômulo Rippa esses carros são frutos de emendas ao Orçamento Municipal de todos os vereadores

Buraqueiras, lombadas e depressores no asfalto

Por outro lado ainda continuam as reclamações da população com alguns buracos, lombadas em péssimo estado de conservação e depressões no asfalto devido aos consertos feitos de forma inadequada SAEF e outros. Esses problemas são motivos de reclamações nas redes sociais e também na Câmara Municipal ! Estamos de olho....

O portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site .

 

 Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.