Falta de lombada na rua José Gomes é discutida na Câmara

Divulgado em 13/04/2019 - 19:30 por portoferreirahoje

O vereador Francisco Pereira (MDB) apresentou o Requerimento nº 108/2019, durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Porto Ferreira, na segunda-feira (08/04), solicitando informações sobre os motivos pelos quais a prefeitura não instala redutores de velocidade na rua José Gomes, no Parque Porto Bello.

O requerimento apresentado levou alguns parlamentares até a tribuna para falar sobre o assunto e o primeiro que fez o uso da palavra foi o próprio vereador autor da matéria, Francisco Pereira. “Eu fiz esse requerimento porque em 2018 e 2017, eu já tinha pedido e creio que outros vereadores pediram também uma lombada nessa rua”, declarou o vereador.

“Eu fiquei de dar resposta às pessoas que me pararam ali na rua. Várias pessoas me perguntaram porque não conseguia colocar um redutor, uma lombada naquela rua. Eu presenciei velocidades altíssimas de moto, carro, de ônibus e tive uma resposta”, informou Francisco Pereira.

Sobre a resposta, o vereador a leu na tribuna. “A resposta fala assim: ‘Conforme determina Resolução nº 600 de 2016, é necessário que seja feito estudo técnicopara avaliar a viabilidade e conveniência de implantação de ondulação transversal (lombada física). Portanto, esta Seção providenciará, mediante dotação orçamentária, o estudo. Cabe esclarecer que o levantamento de dados estatísticos da R. José Gomes apresentou, durante os últimos dois anos, um incidente pequeno’”.

O vereador Francisco Pereira lembrou que, na semana passada, houve um acidente no local. “Para que não ocorra gravidade nos acidentes, como há dois anos e meio teve um acidente fatal, porque razão não colocam agora uma lombada ou um redutor de velocidade. Espero que levem esse requerimento às autoridades competentes para fazer essa lombada, para não ter gravidade nos acidentes futuro”, pediu o parlamentar.

Já o vereador Ismael da Silva (DEM) se atentou ao fato de ter feito também uma indicação sobre o mesmo assunto. “Olhando na pauta da sessão de hoje, você vai ver que fiz a Indicação nº 129/2019 e que traz exatamente a mesma concordância do seu requerimento.”

Ismael da Silva também afirmou que já havia feito uma outra indicação sobre o mesmo tema. “Venho eu de novo aqui falar. O vereador Gideon, ano passado, até suscitou um assunto muito importante, quanto a questão das respostas das indicações, mas, segundo o presidente naquela ocasião, Miguel Bragioni, as indicações não eram necessárias serem atendidas”, pontuou.

“Não vou mais fazer indicação, vou fazer requerimento. Porque se está previsto no regimento você solicitar indicações em algumas tratativas que são demandas que o município necessita, como assim não é obrigatoriedade de um departamento atender a uma indicação?”, questionou Ismael da Silva.

O parlamentar reforçou a fala do vereador Francisco Pereira. “Um acidente ocorreu na mesma localidade que estou pedindo uma atenção, uma lombada, ou um redutor. Ou faça uma ação, faça uma demarcação asfáltica, mas traz para a populaçãoalguma mensagem educativa, não sei. Vamos trabalhar, vamos nos mobilizar. A gente fala tanto de mobilidade urbana e as coisas não acontecem. Vou subscrever, vereador, fiz a indicação e vou subscrever. Parabéns pela matéria”, finalizou Ismael da Silva.

Quem também já fez uma indicação sobre o assunto e comentou sobre o tema na tribuna foi o vereador Renato Rosa (PRP). “Essa matéria, vereador Kiko, inclusive já foi alvo de uma indicação minha relativa a essa rua no residencial Porto Bello, rua José Gomes”, informou o parlamentar.

Para o vereador, existe um clamor para que se coloque um redutor de velocidade. “Porque nas madrugadas as motos andam sem limites por aquela rua e isso eu já recebi várias reclamações. Inclusive cidadão que queria me dar as placas das motos para que se denunciasse porque virou cotidiano aquilo lá”, reforçou Renato Rosa.

“Já solicitei até para um policiamento mais ostensivo para que se evitasse acidentes. O que eu acho engraçado é que na resposta que veio para o senhor, o que dá a entender é que tem que esperar acontecer os acidentes. Espera-se que aconteça primeiro para depois socorrer”, indagou o vereador.

Segundo o vereador, a melhor solução é prevenir antes que aconteça. “Se nós já estamos prevenindo, estamos aqui anunciando que há a possibilidade, então o mínimo que o Executivo deveria é dar uma atenção especial, porque é muito importante, nós estamos tratando de vidas humanas ali”, concluiu Renato Rosa.

O vereador Gideon dos Santos (PSD) iniciou sua fala na tribuna citando outras indicações sobre o assunto. “Em uma pesquisa rápida, achamos quatro vereadores que mandaram a mesma indicação dessa lombada na rua José Gomes. É uma demanda que a população daquele bairro carece. Precisa dessa lombada ou qualquer tipo de sinalização, redutor de velocidade, porque a situação é grave.”

Segundo o parlamentar, os vereadores vêm pedindo redutores de velocidade por toda a cidade frequentemente. “Porque a falta de respeito dos motoristas de Porto Ferreira é muito grande. Infelizmente, a educação de trânsito é precária no município e o motorista não anda conforme a legislação. O pedestre, o menor pagam com fatalidades”, pontuou Gideon dos Santos.

Esses acidentes acabam gerando gastos para o poder público. “Cada acidente é um gasto a mais com atendimento, com bombeiro, com pronto socorro, hospital para que atenda esse cidadão que foi envolvido no acidente”, detalhou o vereador.

“Pedimos sim uma solução. Entendo que na época não era viável, mas os vereadores acreditam que com a criação da Secretaria de Segurança Pública e a mobilidade urbana partindo para essa secretaria teremos melhorias no trânsito. Porque aí podemos cobrar com mais firmeza”, ressaltou o parlamentar.

O vereador salientou também a importância dessas benfeitorias no trânsito. “Porque é com vida que nós estamos falando. Não estamos falando de coisas materiais, mas sim de vida, a preocupação maior nossa é com o bem-estar e com a vida do cidadão”, concluiu Gideon dos Santos.

Élcio Arruda (MDB) é outro vereador que tem sido procurado por moradores para requisitar soluções para a região. “Quero parabenizar o vereador Kiko pela propositura. Também tenho sido procurado por inúmeras pessoas lá do Porto Bellorelatando que o pessoal não respeita. A gente sabe como é a educação de trânsito no nosso município, infelizmente, as pessoas não respeitam”, afirmou o parlamentar.

“Nós sabemos que a lombada é último recurso do trânsito, mas em alguns locais é a única maneira de, pelo menos, tentar amenizar. Não que com uma lombada não vai ter mais acidentes, mas pelo menos com a lombada as pessoas vão ser obrigadas a reduzir a sua velocidade”, apontou Élcio Arruda.

Segundo o vereador, ele tem sido marcado nas redes sociais por inúmeras pessoas que relatam não terem seus pedidos feitos para os vereadores atendidos. “Nós sabemos que toda hora tem que falar e repetir: vereador não realiza, vereador não faz, vereador fiscaliza, vereador pede. Algumas pessoas, infelizmente, ainda têm dificuldade de entender que o vereador está aqui para representá-las, mas ele pede para o Poder Executivo, que é a prefeitura, e essa vai analisar se a demanda será atendida ou não.”

Élcio Arruda também comentou sobre as dificuldades que alguns setores da prefeitura passam. “Sabemos também que a seção de mobilidade, a antiga seção de trânsito também tem as suas dificuldades, que trabalham com um número reduzido de servidores públicos, mas que realmente essas demandas sejam estudadas com mais carinho, sejam atendidas”, pediu o parlamentar.

“Aproveito a oportunidade,senhor presidente, paradizer que farei um requerimento solicitando um levantamento de todas as indicações de redutores de velocidade, de melhorias no trânsito feitos nessa legislatura, para que realmente se tenha um maior cuidado, uma maior atenção com as demandas dos vereadores. Porque a gente pede o que a população nos procura. Então, que realmente a prefeitura, o senhor prefeito, dê uma maior atenção as nossas demandas”, finalizou Élcio Arruda.

O presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga (PTB), reforçou a questão das indicações já feitas sobre o assunto. “Para quem achou que nós estávamos brincando no celular, nós estávamos pesquisando para saber o número de matérias que nós fizemos sobre a rua José Gomes, no Porto Bello”, o presidente completou citando a sua indicação nº 99/2017.

Outra observação que o vereador fez foi solicitando melhorias nas lombadas já existentes. “Eu também pedi que, se possível, colocassem aquele olho de gato em todas as lombadas. Na hora que está chovendo, na hora do lusco fusco, da penumbra, muitas lombadas você não consegue enxergar porque não tem pintura.”

Para Gustavo Braga, a solução para reduzir a velocidade dos veículos no município seria a substituição das lombadas por radares. “Agora eu vou mais longe, eu retirava todas as lombadas e colocava radar. Já que o nosso povo não tem condições, então vamos mexer no bolso, aí eles vão andar devagar. Vai acabar com os acidentes. Tira todas as lombadas porque é lombada com buraco, tem lombada que já tem até a marca do pneu. Retiraria todas para fluir o trânsito e colocaria radar. Vão mexer no bolso e aí nós vamos respeitar. Acho que só assim que vai resolver”, determinou o presidente da Câmara.

Todos os vereadores, com exceção do vereador Marcelo Ozelim (PSDB) que estava ausente da sessão, votaram favoráveis ao requerimento que segue agora para o conhecimento do Poder Executivo.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira