Governo entrega Revitalização e Ampliação da EMEF Professora Ruth Barroso Teixeira

Divulgado em 09/09/2019 - 17:00 por portoferreirahoje

Na tarde de sexta-feira o prefeito Rômulo Rippa entregou as obras de revitalização e ampliação da Emef Professora Ruth Barroso Teixeira, no Jardim Porto Bello, além de dar a denominação de Professor Vicente Marcelino Caprioglio à quadra esportiva da unidade.

Também participaram da solenidade a secretária de Educação, professora Cláudia Regina Lopes Aguiar; o secretário de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, Thiago Terassi; a diretora da unidade, professora Marina Baldesin; o presidente da Câmara Municipal, José Gustavo Braga Coluci; os vereadores Francisco Donizete Pereira (Kiko Mecânico) e Ismael Miguel da Silva (Ismael da Farmácia); o ex-prefeito Carlos Alberto Teixeira, filho da homenageada Ruth Barroso Teixeira, e sua esposa Elza Tóffoli Teixeira; e familiares do patrono da quadra Professor Vicente Marcelino Caprioglio, representados na mesa principal pela filha do professor, Elis Vidal Caprioglio.

A escola recebeu investimentos de R$ 1,4 milhão. No local foram construídas cinco novas salas e ainda troca do piso das salas antigas, fechamento de muro e portão da unidade, reforma da quadra e a pintura de toda unidade. As salas de aula receberam também a instalação de aparelhos de ar condicionado. “São obras muito importantes, que garantem mais espaço, conforto e segurança para todos”, destacou o prefeito Rômulo Rippa.

“Quero agradecer ao trabalho realizado pelos nossos educadores, alunos e familiares para a realização desta emocionante cerimônia”, completou após a solenidade.

Durante o evento, um telão mostrou as benfeitorias realizadas no prédio. Os alunos de várias séries também fizeram uma belíssima apresentação musical ao final, o que emocionou a todos.

Veja a seguir uma breve biografia dos homenageados, que foram afixadas em placas na unidade escolar.

Ruth Barroso Teixeira

Ruth Barroso Teixeira nasceu em 18 de junho de 1922, filha de Adilio Barroso da Silva e Leonidia Zadra. Em 19 de junho de 1942 casou-se com Alzemiro Teixeira e da união nasceram os filhos Marco Antônio (professor de Matemática), Carlos Alberto (farmecêutico, ex-prefeito e ex-vereador de Porto Ferreira), Paulo César (professor de Educação Física) e José Ricardo (médico).

Cursou o ensino primário no Grupo Escolar Sud Mennucci, em Porto Ferreira, e fez os cursos ginasial e normal no Instituto de Educação de Pirassununga. Em 1974, formou-se em Pedagogia na Universidade Moura Lacerda, em Ribeirão Preto.

Trabalhou como professora primária no Grupo Escolar José Gonso e depois no Grupo Escolar Sud Mennucci, onde exerceu também a função de assistente de direção.

Tinha muito amor à sua profissão, sendo considerada uma excelente professora tanto pelos alunos como seus pais e pelos dirigentes das escolas em que trabalhou.

Era uma professora tão dedicada que nos casos de necessidade dava aulas aos seus alunos na sua própria casa, e ainda organizava competições esportivas entre os alunos para motivá-los a estudar.

Além de exercer a sua profissão com prazer, gostava de participar de eventos esportivos, culturais e religiosos envolvendo a cidade de Porto Ferreira. Prova disso é que sempre ajudou a organizar as tradicionais gincanas em comemoração ao aniversário da cidade.

Participava ativamente da comunidade católica, em especial na Igreja de São Sebastião, pois além de ser catequista e ministra, ajudava a organizar eventos religiosos, como quermesses, procissões, missas etc.

Vicente Marcelino Caprioglio

Vicente Marcelino Caprioglio nasceu em 27 de janeiro de 1971, filho de Ivo Caprioglio e Ana Marcelino. Estudou na então Escola Estadual de Primeiro Grau Sud Mennucci de 1977, quando ingressou no pré-primário, até a 8ª série, se formando em 1985 no ensino fundamental.

Depois, estudou na escola Dr. Djalma Forjaz, onde cursou o antigo colegial, e se formou em 1989. A seguir, entrou na Efesc/Federal de São Carlos em 1992, no curso de Educação Física, e se formou em 1995.

Foi árbitro da Associação Pró Voleibol de 1991 até 2019.

Como atleta, começou a praticar o voleibol, na posição de levantador, nas aulas de Educação Física da escola Sud Mennucci, no início da década de 1980, quando a modalidade passou a ter uma grande exposição no país, com a chamada “geração de prata”.

Também passou a treinar nesta época na escolinha de vôlei da Prefeitura, no Ginásio Adriano José Mariano. Defendendo as cores do município, Vicente foi campeão dos Joguinhos Regionais em 1985 e foi convocado para a seleção paulista infantil, atuando pela equipe nos Jogos Brasileiros, em Vitória (ES), como levantador titular.

Nos anos seguintes, jogou por times da Federação Paulista de Voleibol nas cidades de Americana, Bariri e Mirandópolis.

Foi técnico das categorias de base e das equipes adultas de Porto Ferreira, Casa Branca e Santa Cruz das Palmeiras, além de ser levantador titular do município ferreirense por todo o tempo em que esteve na ativa.

Atleta de inúmeras habilidades, dava show nas quadras e também no vôlei de praia.

Era casado com a professora Erika Vidal Caprioglio, com quem estava desde 1990. Em 2002, nasceu a filha Elis Vidal Caprioglio.

O professor Vicente Marcelino Caprioglio faleceu em 10 de julho de 2019, deixando muita saudade nos familiares e amigos. Será sempre lembrado por ter dedicado uma vida ao esporte ferreirense.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br