Anteprojeto visa criar Feira de Adoção de Animais no município

Divulgado em 21/11/2019 - 14:00 por portoferreirahoje

Na sessão de segunda-feira (18/11), o vereador Élcio Arruda (MDB) apresentou o Requerimento nº 469/2019 encaminhando o Anteprojeto de Lei nº 25/2019 que institui a Feira de Adoção de Animais para estimular à adoção de animais domésticos no município.

O vereador disse, durante a discussão do requerimento, que já havia apresentado o mesmo anteprojeto no mandato anterior. “Infelizmente, a administração naquelaépoca não acatou o projeto, achou quenão era interessante”, afirmou.

Além desse projeto, o vereador tem apresentado outras matérias que objetivam a proteção animal. “Também já havia apresentado o projeto do Castramóvel que depois foi reapresentado pelo vereador Miguel Bragioni. É uma causa que sempre lutamos, que vemos com bons olhos e que sempre estamos colaborando da melhor forma possível”, admitiu Élcio Arruda.

Segundo o parlamentar, o objetivo desse anteprojeto é evitar que os animais fiquem abandonados na rua. “Sabemos do excelente trabalho que algumas ONGs realizam em nosso município, agora temos também o Centro de Zoonoses que faz algumas castrações, alguns mutirões e que os vereadores destinaram recursos para serem realizados no município.”

Como o atual prefeito Rômulo Rippa vê com bons olhos a causa animal, Élcio Arruda acredita que obterá êxito nesta tentativa. “Esse projeto não vai gerar tantas despesas para a Prefeitura, sabemos que algumas feirinhas são desenvolvidas por ONGs com excelentes resultados e que é uma forma de estimular as pessoas a estarem adotando esses animais”, detalhou.

A ideia é que os animais que participarem da feira já estejam castrados. “Seria mais uma forma de estarmos cuidando dos animais no nosso município”, concluiu o vereador.

O vereador Ismael da Silva (DEM) participou da discussão do requerimento e parabenizou o vereador Élcio Arruda pela iniciativa do projeto. “É um projeto de suma importância para Porto Ferreira que ainda não foi não foi colocado em pauta. Tem o meu apoio e quero subscreve-lo.”

Ismael da Silva acredita que com esse projeto haverá diminuição dos maus-tratos aos animais. “Quem sabe essas pessoas que se manifestam pedindo para que os vereadores ou outras pessoas de órgãos públicos acolham esses animais não possam ficar com esses animais, mesmo que temporariamente”, sugeriu.

Outro vereador a parabenizar Élcio Arruda pelo anteprojeto foi Gideon dos Santos (PSD). “Tenho certeza que o Executivo irá acatar esseprojeto, pois já acatou outros anteprojetos, como o que proíbe os fogos de artifício do vereador Toninho Correia”, garantiu.

A construção de um canil para tirar os animais das ruas também seria de grande valia, segundo o parlamentar. “Sabemos que temos um mutirão decastração, temos o Castramóvel em Porto Ferreira, tudo voltado aos animais, aos cachorros e aos gatos que estão na rua”, pontuou Gideon dos Santos completando que a feira virá para somar.

Para o vereador Alessandro Bertazi (PSDB), a feira é uma ótima iniciativa e deve ajudar a acabar com o abandono dos animais. “Aproveito a oportunidade para parabenizar o vereador Élcio Arruda pela iniciativa doprojeto”, declarou.

Nos últimos anos, segundo o vereador, houve grande avanço nas questões relacionadas à causa animal como o Centro de Zoonoses e o Castramóvel. “Lembrando também da criação da Associação Equestre que vem fazendo o seu papel em relação à questão dos animais de grande porte, principalmente equinos”, completou Alessandro Bertazi.

Sobre os maus-tratos aos animais, o parlamentar disse que irá tratar sobre o tema com a Vigilância Sanitária. “O objetivo é reforçar este trabalho, notificar aquelas pessoas que fazem o maltrato. Para quem não sabe maltratar um animal é crime.” O vereador também disse que a Câmara vem trabalhando intensamente pela causa animal e que os avanços conquistados foram resultado desse trabalho junto a outros políticos.

Já o vereador Francisco Pereira (MDB) contou que vem sendo procurado por moradores que reclamam do abandono de animais. “Eu não posso pegar todos animal e levar para minha casa. Tendo um lugar que vai acolher, amparar e castrar esse animal para a adoção será de grande proveito”, explicou dizendo que está à disposição para ajudar no que for possível.

O requerimento foi aprovado pelamaioria dos vereadores com as ausências dos vereadoresSérgiode Oliveira (DEM) e Cabo Eduardo (PP). A matéria seguirá para o Executivo que poderá transformar o anteprojeto em projeto de lei.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira