Vereador Dentinho cita possibilidade de utilizar parte dos R$ 26 milhões no combate ao coronavírus

Divulgado em 25/03/2020 - 14:06 por portoferreirahoje

O tema coronavírus rondou as falas dos vereadores durante a 9ª Sessão Ordinária de segunda-feira (23/03). Um dos parlamentares a falar sobre o assunto na palavra livre final foi Alessandro Bertazi (PSDB) que pontuou sobre os desdobramentos da COVID-19 no município de Porto Ferreira.

“Não poderia deixar de utilizar da palavra livre para tratar do assunto coronavírus, tão importante e que vem trazendo vários transtornos para a população de Porto Ferreira, boa parte do mundo, nosso país, nosso estado”, iniciou o vereador.

Alessandro Bertazi disse que esteve na Prefeitura, conversando com o prefeito Rômulo Rippa, quase todos os dias da última semana. “Nós nos colocamos à disposição e ele nos colocou a par de todas as medidas que estão sendo tomadas, todos os números oficiais que são passados para a população.”

O parlamentar recomendou que a população busque se conscientizar sobre o vírus por meio das informações divulgadas pelo site da Prefeitura. “Deixem de lado essas fake news, esses áudios de médicos que a gente nem sabe quem são. Todo final de tarde, o comitê divulga um boletim que dá os dados oficiais do dia”, sugeriu.

Segundo o vereador, esse é um momento para se refletir. “Em tempos difíceis se fazem homens fortes. Em tempos fáceis fazem homens fracos. É tão importante que a gente reflita a respeito disso que está acontecendo na humanidade e mude um pouco. Eu vi muita piadinha em rede social envolvendo líderes religiosos, lideranças políticas, médicos simplesmente pela falta de respeito.”

Alessandro Bertazi acredita que estamos vivendo uma guerra contra o coronavírus. “E depende de cada um de nós sermos fortes para podermos reconstruir o nosso país. Precisamos arregaçar as nossas mangas e trabalhar firme para reconstruirmos a nossa economia, para reconstruir o país da forma que ele tem que ser reconstruído”, afirmou.

A falta dos resultados dos exames do coronavírus também foi criticada pelo vereador. “Estamos sem essa informação, é o país que nós vivemos e olha o que nós estamos vivendo. Então que isso seja o momento de reflexão, que cada um de nós reflita a respeito de tudo isso que está acontecendo e mude um pouco de conceitos.”

A solução para enfrentar a guerra contra o coronavírus, para Alessandro Bertazi, é a união do povo. “A união do povo brasileiro, de todo mundo orando para que Deus nos abençoe e proteja as nossas famílias. Respeito um pelo outro, se não tivermos respeito, nós não vamos chegar a lugar nenhum”, ressaltou.

O vereador disse ainda que irá se encontrar com o prefeito Rômulo Rippa e que levará a sugestão de se utilizar parte do dinheiro do empréstimo de R$ 26 milhões em investimentos na área da saúde.

“Se for necessário e se precisar, nós temos como fazer isso aqui pela Câmara Municipal. O prefeito precisa mandar uma lei para nós disponibilizarmos parte desse recurso para o uso de remédios, cestas básicas, aventais que vêm faltando. Se for o caso, uma suplementação de valor em dinheiro para o nosso hospital, para toda a rede municipal de saúde. Esse dinheiro está à disposição da população”, informou Alessandro Bertazi.

Para ele, a prioridade de hoje no município deve ser salvar vidas. “Eu queria deixar bem claro para a população, nós temos hoje essa reserva à disposição do município para poder utilizar com a nossa população.”

Outro ponto levantado pelo vereador foi sobre o Solar dos Jovens de Ontem. “Desde 2008, eu venho trabalhando firme, conseguindo recursos, ajudando a instituição da forma que tem que ajudar, com um trabalho sério, um trabalho honesto”, afirmou.

Sobre as benfeitorias feitas na instituição, Alessandro Bertazi citou a compra de cômodas, mesas e cadeiras para o refeitório, uma ambulância, utensílios para a cozinha, fogão industrial, muletas, cadeiras, andadores, fraldas, materiais de limpeza. “Por várias vezes destinamos dinheiro que foram aplicados em reformas, em compras de materiais e também para pagamentos dos salários de funcionários.”

Além do Solar dos Jovens de Ontem, o parlamentar citou o Hospital Dona Balbina, a APAE e a creche Roberto Henrique João que também receberam ajuda dos vereadores. “São ações que a gente vem fazendo ao longo de anos, há décadas e as pessoas utilizam da rede social sem saber do nosso trabalho para nos atacar.”

Para finalizar, o vereador disse que, se for necessário, doará o seu salário. “Se precisar fazer doação de salário para comprar álcool em gel, nós vamos fazer sem problema. Nós sempre fizemos e não vamos deixar de fazer nesse momento de dificuldade”, concluiu.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira