SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA MOVIMENTO “VAI FICAR TUDO BEM” COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Divulgado em 27/06/2020 - 10:10 por portoferreirahoje

Preocupada com o aumento do número de casos de doenças relacionadas à saúde mental durante a pandemia de covid-19, a Secretaria de Educação de Porto Ferreira iniciou o projeto “Educação e esperança, movimento - vai ficar tudo bem”. A proposta tem por objetivo tornar os alunos protagonistas de ações de acolhimento, assim como sujeitos que se beneficiarão de mensagens criadas e compartilhadas por crianças e adolescentes de toda rede de ensino municipal.

Os alunos serão incentivados a transmitir mensagens de esperança e de acolhimento em um momento de isolamento social, indicando por meio de frases, desenhos e vídeos de alunos e responsáveis que é um momento difícil, mas vai passar.

As unidades educacionais terão como função encaminhar aos alunos e responsáveis a proposta das atividades, que são:

• Realização de desenho da criança/adolescente com a temática: “Covid19 – vai ficar tudo bem”. Os desenhos poderão ser enviados por meio de fotografias, scanner ou fisicamente. Os desenhos podem ser fotografados juntamente com o autor e seus familiares;

• Criação de vídeos com mensagens, músicas, declamações de poemas e poesias, entre outras expressões artísticas com a temática: “Covid19 – vai ficar tudo bem”.

As unidades podem solicitar aos alunos e responsáveis que postem as produções em redes sociais como o Facebook e Instagram, com as marcações: #prefeituradeportoferreira, #fiqueemcasa, #educaçãoeesperança e @prefeiturapf.

As atividades começaram a ser enviadas às unidades a partir de segunda-feira (22/06) e serão encaminhadas até o dia 30 de junho, e para a Secretaria de Educação, diariamente, quando do recebimento das mesmas, direcionadas à Divisão de Ensino. O material recebido será organizado em um vídeo de divulgação das ações.

A partir de hoje os vídeos começarão a ser veiculados no Facebook e Instagram da Prefeitura.

 

Cuidados com a saúde mental

A pandemia de covid-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro, após a confirmação de que um homem de 61 anos de São Paulo que retornou da Itália testou positivo. Em São Paulo, a quarentena foi iniciada por meio do decreto nº 64.881, de 22 de março, que indica em seu art. 1º a restrição de atividades de maneira a evitar a possível contaminação ou propagação do coronavírus, entre elas a suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais.

Em Porto Ferreira, as atividades estiveram suspensas no período de 23 de março a 6 de abril e em recesso de 7 a 26 de abril. A partir do dia 4 de maio as atividades de toda a rede de ensino retornaram remotamente, sendo realizadas por meio de atividades impressas, físicas e/ou virtuais (Facebook, Google Classroom, Whatsapp).

O momento de isolamento social é necessário para a diminuição da transmissão do vírus. No entanto, o afastamento muitas vezes traz angústia, medo e tristeza. Em um estudo realizado pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) com 1.460 pessoas em 23 Estados, mostrou que casos de depressão aumentaram 90% no intervalo de pouco menos de um mês, em meio às medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus.

A saúde física das pessoas precisa ser protegida neste momento, mas também é necessário se pensar na saúde mental. Acolhimento, suporte e ações que recuperem a esperança são necessárias.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/