VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE TESTES PARA DETECTAR COVID-19

Divulgado em 10/07/2020 - 17:22 por portoferreirahoje

A maior preocupação das pessoas hoje é saber se está ou não com covid-19, principalmente se manteve contato próximo com um caso confirmado da doença, seja em casa ou no local de trabalho.

A grande procura nos serviços de Saúde é para a realização de teste confirmatório, seja por pessoas com sintomas da doença ou não.

Os testes utilizados atualmente são: testes rápidos e RT-PCR.

O que são testes rápidos (IgM/IgG)?

Esse termo vem sendo usado popularmente para os testes imunocromatográficos. No caso dos testes rápidos para o novo coronavírus, são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios, e que consegue dar resultados entre 10 e 30 minutos.

Testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele), mas NÃO têm função de diagnóstico, de acordo com a Anvisa. A imunocromatografia para anticorpos (IgM e IgG) é indicada para exames a partir de 10 dias após o início dos sintomas. Basicamente, este tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus.

O que são testes RT- PCR?

RT-PCR (Reverse Transcription - Polymerase Chain Reaction) é um teste de reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa em tempo real que verifica a presença de material genético do vírus, confirmando que a pessoa se encontra com covid-19.

Os testes de RT-PCR (padrão ouro) e de antígenos têm função diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele deve ser realizado a partir do terceiro dia e até o décimo dia de sintomas.

Como é feito em Porto Ferreira?

O município de Porto Ferreira adotou o protocolo do Ministério da Saúde para realização de testes confirmatórios para a covid-19, que é realizar exame tipo RT-PCR, que é mais confiável e sensível, em todos os casos suspeitos da doença. Ou seja, após avaliação médica, nas pessoas que apresentarem sinais e sintomas da doença.

Aqueles que entraram em contato, seja no domicílio ou no trabalho e que não apresentarem sinais e sintomas da doença, não farão teste pela rede pública. Serão orientados para que observem os sinais característicos e, em apresentando algum, deverão procurar avaliação médica para indicação do exame.

Os testes rápidos poderão ser realizados por critério e custos próprios (empresa ou particular) em pessoas sem sintomas, como forma de verificar se houve ou não contato com o vírus, reforçando que este tipo de exame não tem caráter de diagnóstico.

O importante é que se mantenham as medidas de prevenção e controle da doença, como uso contínuo de máscara, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, distanciamento social, evitando aglomerações e permanecendo o maior tempo possível em casa.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/