Fábrica da Nestlé em São José do Rio Pardo celebra meio século de história

Divulgado em 28/03/2024 - 09:00 por portoferreirahoje*

A fábrica da Nestlé em São José do Rio Pardo, maior unidade produtora de cereais da Nestlé no mundo, responsável pela produção das marcas Mucilon, Farinha Láctea, Neston e Maggi, completa 50 anos em 2024. Para celebrar a data, a multinacional realizou nesta quarta-feira (27) um evento especial com executivos da empresa e autoridades locais. Na ocasião, estiveram presentes Gustavo Bastos, Vice-presidente Jurídico e de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil, Marcio Calegari Zanetti, prefeito da cidade, e demais representantes da companhia e do poder municipal.

A unidade é um retrato da transformação digital ocorrida nas últimas cinco décadas. Se em 1974 as atividades eram majoritariamente apoiadas em processos manuais, hoje parte desse trabalho tem grande respaldo tecnológico, com o uso de tablets e óculos de realidade aumentada para treinamento e manutenção, por exemplo. 

Na fábrica, a tecnologia e a inovação podem ser vistas na forma de robôs, uso de  machine learning e inteligência artificial para controle e ajuste de processos  ou por meio de treinamentos imersivos realizados com a ajuda de computadores e óculos de realidade aumentada. 

Ainda na unidade de Rio Pardo, outras inovações aconteceram nos anos mais recentes, como o uso de robôs na fase de paletização automática das latas e caixas de produtos de nutrição infantil e culinários –o que traz ganhos em segurança e produtividade–, implantação de sistema DMO (Digital Manufacturing Operations) para maior agilidade no controle dos processos e da performance, além de ferramentas digitais para manutenção e análises preditivas. A fábrica utiliza ainda machine learning e inteligência artificial para controle e ajuste de processos. 

Na prática, isso significa que a Nestlé tem as informações mais relevantes sobre o desempenho e o funcionamento de cada linha. E tudo em tempo real e em formato amigável, para que gestoras, gestores, operadoras e operadores de linha visualizem e ajam de maneira rápida e eficiente. 

“É com grande orgulho que celebramos os 50 anos da fábrica de São José do Rio Pardo, referência em inovação e excelência na produção de alimentos. Estamos comprometidos em continuar impulsionando o progresso e a sustentabilidade da unidade na região, oferecendo produtos de qualidade que fazem a diferença na vida das pessoas”, comenta Gustavo Bastos, Vice-presidente Jurídico e de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil. 

Sobre a Nestlé Brasil

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

*Por Rafael Casemiro - rafael.casemiro@novapr.com.brtarget="_blank">rafael.casemiro@novapr.com.br>