Porto Ferreira: Executivo, Legislativo e forças de Segurança se reúnem para discutir investimentos e

Divulgado em 15/04/2024 - 08:30 por portoferreirahoje*

Investimentos e ações em Segurança Pública foram temas de uma reunião ocorrida na última terça-feira (09/04), na Prefeitura de Porto Ferreira, da qual participaram membros dos Poderes Executivo e Legislativo e representantes das forças de Segurança estadual e municipal.

“A nossa conversa foi sobre a pauta de Segurança na cidade, os investimentos que são necessários, as ações que precisam ser adotadas para que a sociedade tenha sensação de segurança. A convicção de que o poder público atua em favor da melhoria da Segurança Pública em nossa cidade”, disse o prefeito Rômulo Rippa, que convidou para o encontro o presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Rodrigo de Oliveira (PSB), e o presidente da Comissão de Segurança do Legislativo, vereador Élcio Arruda (PSD); o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Edson Francisco da Cruz; o delegado da Polícia Civil, Dr. Alexandre Silva Leonardo; o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana do município, coronel Valdemir Guimarães Dias; e o GCM Wilson Rogério Ferreira, representando a instituição.

O prefeito citou que muitas ocorrências de crimes foram veiculadas na imprensa e em redes sociais nos últimos dias, mas que pouco se divulga a pronta resposta dada pelos agentes de Segurança. “Ontem mesmo tivemos uma ocorrência de tentativa de latrocínio no Jardim São Pedro. As pessoas não divulgaram o fato de que as Polícias, ontem mesmo, prenderam as pessoas envolvidas”, exemplificou.

Além das conversas sobre mais investimentos, estratégias e planejamento de ações, também ficou estabelecido um programa que visa melhorar a comunicação das ações positivas desempenhadas pelas corporações, com o objetivo de ampliar a sensação de segurança entre a população.

Números positivos

Dados obtidos por meio do Sistema de Informações de Segurança Pública (SISP) da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo dos últimos 10 anos e um comparativo com município da região mostram que Porto Ferreira vem melhorando seus índices em diversos aspectos.

O número de homicídios dolosos, por exemplo, teve queda de 70% entre 2013 e 2023. Hoje, está a uma taxa de 3,5 homicídios por 100 mil habitantes, abaixo da média estadual (6,7), o que coloca a cidade como uma daquelas com menor índice de homicídios da região.

Quanto aos roubos também houve redução, principalmente nos últimos 3 anos. Entretanto, outros crimes, como furtos e tráfico de drogas, ainda possuem índices semelhantes à média estadual e vem recebendo uma atenção especial das forças de Segurança.

Sobre o tráfico de drogas, as apreensões de entorpecentes e a prisão de criminosos vêm crescendo nos últimos anos, o que mostra um constante trabalho de saturação promovido pelos policiais e guardas.

Investimentos

Mudanças operacionais, investimentos em equipamentos e aumento de efetivo, tanto nas Polícias como na Guarda Civil Municipal, também foram fatores que vêm contribuindo para a melhoria dos índices.

A Polícia Militar fez uma reestruturação e Porto Ferreira passou a ser sede da 3ª Companhia a partir de abril de 2021, ganhando também uma Força Tática e uma redistribuição do efetivo policial, além dos reforços das operações de Atividade Delegada e Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar).

Já a GCM ganhou em abril do ano passado o reforço de 9 novos agentes, aumentando o efetivo em 33%. Atualmente, um outro concurso público está em andamento e prevê a contratação de mais 8 agentes. A corporação também recebeu nos últimos anos novos equipamentos, treinamentos e renovação de sua frota de veículos.

Fora isso, nesta sexta-feira (12/04) foi inaugurada a sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana Euclides Flora da Silva, em local estratégico e oferecendo maior estrutura, com destaque à central de videomonitoramento, com cerca de 500 câmeras espalhadas por toda a cidade.

*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira