Dengue: agentes de controle de Porto Ferreira não fazem visitas às residências após as 17 horas

Divulgado em 20/04/2024 - 08:00 por portoferreirahoje*

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa que recebeu nos últimos dias relatos de moradores sobre supostas “visitas” de agentes de controle de vetores no período noturno.

A Seção informa que os agentes realizam visitas e vistorias em imóveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. Portanto, a orientação é para não receber qualquer visita fora destes horários. Mesmo durante o horário de expediente, se o morador estiver em dúvida sobre a identidade do agente, basta ligar para o telefone (19) 3581-2299, mesmo aos sábados.

Os agentes estão uniformizados com camisas brancas e calças pretas com o brasão da Prefeitura, coletes verdes e crachá. Eles carregam uma bolsa verde e podem eventualmente usar boné, também verde.

Mais de 400 casos

É muito importante os moradores permitirem a entrada dos agentes de controle de vetores, uma vez que o município contabilizou nesta sexta-feira (19/04) 420 casos confirmados este ano. Além disso, 272 suspeitas aguardam resultados de exames. A situação, portanto, é muito preocupante.

O trabalho dos agentes de controle de vetores segue intenso nos bairros. O número de pontos com larva do mosquito foi considerado “alarmante” em várias regiões da cidade. Portanto, a situação exige uma ação imediata também por parte da comunidade, que deve vistorias seus imóveis e retirar qualquer tipo de objeto que possa acumular água parada, local onde o mosquito se reproduz.

A recusa em permitir a entrada dos agentes de controle de vetores também é preocupante, pois contribui para a proliferação do mosquito, vetor não só da dengue, mas também da zika e chikungunya.

Além disso, é fundamental estar atento aos sintomas da dengue, como febre, dor no fundo dos olhos, dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas e procurar assistência médica rapidamente ao apresentá-los. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas.

A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. É essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água em suas casas, e colaborando com as ações de controle realizadas pelas autoridades de saúde.

*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira