Governo Federal lança novo programa, o "Acredita" para estimular o mercado de crédito para MEIs e ME

Divulgado em 23/04/2024 - 10:30 por portoferreirahoje*

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (22), a medida provisória que institui o programa Acredita, com medidas de estímulo ao mercado de crédito.

Algumas das iniciativas já haviam sido antecipadas por integrantes do Poder Executivo e vão desde o microcrédito para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até um programa de proteção cambial para atrair investimentos estrangeiros, passando por uma nova modalidade do Desenrola (desta vez voltado a pequenos negócios) e ações de impulso para o desenvolvimento de um mercado secundário para crédito imobiliário.

O Acredita foi desenhado com 4 eixos principais.


  • O primeiro (“Acredita no Primeiro Passo”) é um programa de microcrédito para beneficiários de programas sociais.

  • O segundo (“Acredita no seu negócio”) é voltado às empresas, por meio do Desenrola Pequenos Negócios e Procred 360.

  • Há ainda uma frente que visa a criação do mercado secundário para crédito imobiliário através da Empresa Gestora de Ativos (EMGEA).

  • E o Eco Invest Brasil − Proteção Cambial para Investimentos Verdes (PTE), que tem como objetivo incentivar aportes externos em projetos sustentáveis no Brasil.

Veja mais sobre o assunto acessando esses links:

1-  acredita-entenda-o-novo-programa-do-governo-para-estimular-o-mercado-de-credito/

2- governo-federal-lanca-programa-economico-que-estimula-meis-micro-e-pequenas-empresas-por-meio-de-acesso-a-credito-e-renegociacao-de-dividas

Fontes: infomoney.com.br e  www.gov.br