Economia & Negócios: setor de alimentos se destaca no crescimento do e-commerce no Brasil

O e-commerce brasileiro continua a demonstrar crescimento acelerado, e o setor de alimentos é um dos grandes protagonistas dessa expansão. De acordo com dados da Nielsen, empresa líder mundial em inteligência do consumidor, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil cresceu 18,7%, alcançando R$ 160,3 bilhões no primeiro semestre de 2024.

Entre os destaques desse aumento está a categoria de alimentos, que registrou um crescimento de 18,4% no faturamento bruto, impulsionado pela crescente demanda por itens de giro rápido (FMCG).

A pesquisa da Nielsen revelou que cestas compostas por Alimentos, Bebidas e Perfumaria e Cosméticos foram as principais impulsionadoras de crescimento no e-commerce, representando juntas 51% do total de pedidos. A experiência de compra e a praticidade no processo de pagamento e entrega têm sido fatores fundamentais para a satisfação do cliente, ampliando ainda mais a confiança dos consumidores nesse canal de compras.

Nesse contexto, a Vapza, empresa especializada em alimentos embalados a vácuo e prontos para o consumo, é um dos players do setor que têm se destacado no comércio eletrônico, sendo que no primeiro semestre de 2024, a empresa registrou um aumento de 39% no e-commerce em comparação ao mesmo período do ano anterior, consolidando seu posicionamento no mercado digital.

"O e-commerce da Vapza vem em constante crescimento, resultado de diversas estratégias e melhorias técnicas. Esperamos o mesmo quadro de evolução no segundo semestre de 2024, visto que em agosto, tivemos um crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período de 2023. Esse avanço reflete o comportamento do consumidor, que busca praticidade, saudabilidade e segurança ao realizar compras online”, comenta o CEO da Vapza, Enrico Milani.

Estratégias inovadoras

Para sustentar essa tendência de crescimento, a Vapza aposta em um conjunto de estratégias inovadoras. A empresa tem investido em parcerias com influenciadores digitais e campanhas promocionais voltadas para datas comemorativas, como Black Friday e Natal, com o objetivo de atrair e fidelizar novos consumidores.

“Um dos principais diferenciais da Vapza no e-commerce é o Clube Vapza Lovers, um programa de fidelidade que oferece cashback imediato no carrinho de compras. O Clube Vapza Lovers surgiu como estratégia para valorizar nossos clientes. Quanto mais eles compram e indicam, mais pontos acumulam e podem usar, proporcionando um benefício real e direto", explica Milani.

Com clientes em todo o Brasil e em outros 14 países, a Vapza tem se destacado especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, segundo a Head de Marketing, Liza Schefer, a empresa enfrenta desafios no ambiente digital, como o aprimoramento constante da experiência de compra e a adaptação às novas demandas do mercado.

"O e-commerce no Brasil só cresce, e vemos esse reflexo nas vendas da Vapza. Nesse contexto, estamos atentos às necessidades do consumidor e sempre buscando novas formas de aprimorar nossa operação online para atingir o nosso público, composto por consumidores que buscam praticidade sem abrir mão da qualidade e saudabilidade”, reforça a head de marketing.

A Vapza Alimentos completou 30 anos no mercado em 2024. Fundada em 1994, Welinton Milani integrou o quadro societário da empresa em 1998 e, em 2007, com uma visão sólida de potencial de crescimento, adquiriu 100% da indústria e tornou a marca pioneira no mercado em alimentos embalados a vácuo e cozidos no vapor no Brasil.

Sobre a Vapza Alimentos 

Presente no mercado desde 1994, a Vapza, fundada nos Campos Gerais do Paraná, trouxe de forma pioneira ao Brasil uma tecnologia inovadora que permite a produção de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, sem a necessidade de refrigeração e com garantia de segurança de alimentos. A empresa conta atualmente com 45 produtos para o varejo e mais de 100 itens para o food service, oferecendo em seu portfólio grãos, tubérculos, vegetais e carnes.

Com mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e exportação para mais de 13 países, a Vapza conta com certificações de qualidade como o BRCGS, protocolo internacional que atesta o padrão de segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento e tem os selos Kosher, Vegan e Orgânico.

Em 2019, foi Top Of Mind de Orgânicos, segundo pesquisa do Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis), além de ser líder de vendas na categoria de pratos semiprontos segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizado em 2022. Possui, ainda, a certificação de Aterro Zero e a mais recente certificação como empresa B, a primeira paranaense do setor alimentício a conquistar o Selo B. Também reforça o incentivo à agricultura familiar e aos pequenos produtores. Em 2023, a Vapza apresenta seu primeiro relatório de sustentabilidade, com a divulgação de toda estratégia integrada de ESG da empresa. 

Para saber mais, acesse: https://www.vapza.com.br/.

* Fonte: Gabriela – gabriela@v3com.com.br

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,46
BRL/EURR$6,44
BRL/BTCR$607.177,78
BRL/ETHR$13.295,86
01 jul · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 01 Jul 2025 18:05 UTC
Latest change: 01 Jul 2025 18:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.