VILA NOVA É O BAIRRO COM MAIOR NÚMERO DE ÁRVORES ENVENENADAS, APONTA DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE

Divulgado em 14/12/2018 - 17:10 por portoferreirahoje

A Divisão de Meio Ambiente de Porto Ferreira fez um levantamento que apontou uma grande quantidade de ocorrências de envenenamento de árvores por toda a cidade. Segundo o estudo, a Vila Nova é o bairro em que esta prática tem sido mais intensa.

Na esquina das ruas José Teixeira Vilela Pai e Urbano Romano Meirelles, por exemplo, foram detectadas cinco árvores mortas e várias em processo. A Divisão de Meio Ambiente colocou avisos nas árvores informando que elas estão sendo monitoradas.

Colocar veneno em árvores, além de ser um crime ambiental (pena de seis meses a um ano de prisão), tal ação é punida com multa de 150 a 450 UFMs (Unidades Fiscais do Município), de acordo com a gravidade, o que resulta atualmente no valor de R$ 597,06 a R$ 1.791,18, conforme o artigo 41, inciso IV, da Lei Municipal nº 3.419/2018, para os casos de anelamento, envenenamento, concretagem de raiz e acidentes de trânsito.

O primeiro sinal do envenenamento é o desfolhamento. Sem as folhas, a planta não produz mais o alimento que precisa. Não consegue nem se suprir de água. O método mais comum de envenenamento de árvores é a aplicação de herbicida no tronco, com o uso de uma agulha grossa, ou por uma ranhura, uma ferida aberta no caule.

A ação do veneno é devastadora. A planta morre de cima para baixo. Até as raízes. As folhas caem e a árvore perde a capacidade de se nutrir. Com a raiz enfraquecida, a planta perde o equilíbrio e pode desabar.

Em 2013, uma denúncia sobre envenenamento de árvores chegou até a Polícia Civil de Porto Ferreira. Pelo menos seis árvores na região da estação rodoviária foram furadas para a colocação de herbicida.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br/